O Bom Pastor guia as ovelhas a lugares seguros

Jesus

Queridos irmãos e irmãs em Cristo Ressuscitado, hoje estamos celebrando o 4º Domingo de Pascoa. Este domingo é conhecido como o Domingo do Bom Pastor. A liturgia nos apresenta esse tema, mostrando que Jesus é o Bom Pastor, pois Ele nos guia a lugares seguros e nos ajuda a caminhar com segurança para o Reino definitivo de Deus. Sabemos que o pastor é aquele que vai sempre a frente para mostrar o caminho que leva a boas pastagens e as nascentes de águas puras.

Nós deparamos a figura do Pastor no Antigo Testamento e ela era uma figura familiar a todo Povo de Israel. Muitos líderes do Povo eram pastores como Jacó, Moises, Davi etc.

Israel era comparado a um Rebanho que era conduzido por Deus, assim Ele era considerado um Pastor bom, fiel e presente. O profeta Ezequiel nos fala que é o próprio Deus que tomara conta do seu povo, guiando-os e ainda Deus nos livrara da escravidão nos levando a uma verdadeira vida. Essa profecia nos leva a Jesus, pois Ele é que nos leva a verdadeira vida. A sua morte e ressurreição nos permite a vida eterna para sempre.

Estamos vendo os Atos dos Apóstolos após a ressurreição de Jesus. Temos a primeira viagem de Paulo e Barnabé. Há uma resistência dos judeus a tomar posição por Cristo, razão da evangelização deles, então surge um novo caminho para que os gentios conheçam Cristo. Como podemos ver que diante das duas propostas que surgem: uma ao povo judeu e a outra aos gentios.
Os primeiros destinatários se fecham a novidade de Cristo, porque acreditavam que tinham o monopólio de Deus e da verdade, enquanto os gentios abraçavam com alegria e entusiasmo a boa nova de Cristo, transmitida por Paulo e Barnabé. Os pagão de ontem e de hoje são as novas ovelhas que são atentas a voz do Pastor que é Cristo. Como no passado, hoje também estão dispostas a segui-Lo ao onde for. (cf. At 13,14.43-52)

Não podemos ficar passivos a voz de Cristo, mas ativos na escuta da Palavra e participante da Eucaristia que nos levam ao compromisso de fazermos um Reino em que todos tem vez e voz.
No livro do Apocalipse vemos que Jesus é o Cordeiro Pascal que venceu a morte de uma só vez para sempre. Agora Ele é o verdadeiro Pastor que leva o Povo as águas vivas que nunca faltam. Jesus é caminho seguro que nos leva a vida em abundância. Não há outro caminho alternativo, pois senão aderirmos a Ele plenamente e não comprometermos de fato a sua propostas, estaremos fadados a ficarmos em deriva e ainda estagnados na fé morta que nos leva a escassez e morte. (cf Ap 7,9.14b-17)

O evangelista João nos mostra Jesus Cristo, o bom Pastor. Essa passagem é uma uma grande catequese que nos ensina que Jesus nos leva a pastagem verdejantes e ainda as águas puras que nos fazem ter vida plena. Deparamos com algumas evidencias e qualidades do Bom Pastor. São elas: O pastor dá a vida pelas suas ovelhas, conhece as ovelhas e o seus modos operantes, cuida de cada uma com zelo e fidelidade, pois nunca as abandona.  (cf. Jo 10,27-30)

A Igreja segue o mandato de Cristo tornando a voz Dele na difusão da Boa Nova, ela faz com Jesus guia o Povo com firmeza e dedicação. Infeliz surge maus pastores que nada fazem para a Igreja, trazendo a ela manchas, dores e descuido, mas há pastores zelos que imitam Jesus e tem uma atenção especial a todos, principalmente as fracas e doentes e também as que estão fora do redil. A Igreja vai atrás delas, dando esforços para que haja um só rebanho e pastor que é Cristo.

Que sejamos missionários, verdadeiros seguidores, levando a Palavra genuína de Cristo e se esforçando de agir em conformidade o que Ele ensinou. Não podemos ser populismo e nem difundir falácias de ideologias humanas que só trazem fumaças que se dispersam sem nada realizar para o bem do Povo. O mundo hoje está marcado por um pluralismo e ideias novas, mas o que se deve ficar como algo que traz a verdadeira libertação é a verdade de Cristo.

Que esta liturgia nos ajude a entende, a comprometer e a viver em nossa vida toda a mensagem de Cristo que é o caminho, a verdade e a vida.

Hoje estamos celebrando o dia das mães e que elas possam espelhar em Maria, a mãe de Cristo, levando sem medo a mensagem de Cristo aos seus filhos e ainda que as nossas casas sejam verdadeiras oficinas do amor, da misericórdia e do perdão de Deus que trazem uma vida nova que a Pascoa nos dá sempre. Amém

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.