A Igreja nasce na força do Espirito Santo

Resultado de imagem para imagem do dia de pentecostes

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje a Festa de Pentecostes e nesta liturgia se encerra o Tempo Pascal. A festa de Pentecostes é antiga e já existia no Antigo Testamento e era a festa da colheita em Israel, mais tarde tornou-se a festa aliança, 50 dias depois da Pascoa dos judeus. Agora para nós é uma festa que vem depois de 50 dias que Jesus ressuscitou. Jesus indo ao Pai, mandou O Espirito Santo a Igreja e isso para nós é o nascimento da Igreja. É a festa da comunidade e da nossa maturidade cristã que acontece com o crisma que um dia recebemos.

Hoje estaremos fazendo a renovação das promessas Batismais dessas crianças, que na semana que vem, vão fazer a sua primeira comunhão. A Igreja batiza na fé dos pais, padrinhos e da própria comunidade que está inserida essas crianças, mas hoje elas vão dar esse testemunho na frente de toda comunidade aqui reunida.

A liturgia bíblica desse domingo nos faz compreender melhor a Festa de Pentecoste que é a força da Igreja para ela ser missionaria e corajosa nesse mundo cheio de ideias e pensamentos plurais.

No livro dos Atos dos Apóstolos nos apresenta o acontecimento de 50 dias após a Pascoa do Senhor. Isso se coincidiu com o Pentecostes dos judeus. Aqui vemos a importância de sermos comunidade de irmãos e irmãs em Cristo e ela é assistida pelo Espirito Santos de Deus. O acontecimento se deu alguns sinais de teofania que são o vento e fogo.

Agora os apóstolos medrosos vão ter a coragem de anunciar Jesus e a sua boa nova sem medo porque tem a certeza que são impulsionados pela força do Espirito Santo. Hoje Deus pede para nós essa coragem e disposição de sermos uma Igreja de saída para estar a onde mais precisa de evangelizar e levar a esperança que o Reino de Deus é para todos. Todos vão compreender o que Deus quer de nós e é por isso que todos entendem a mensagem da Igreja, podendo se compreendidos em todas as línguas. (cf.At 2,1-11).

Na Primeira carta aos Coríntios, Paulo nos fala que o Espirito é a fonte onde surge a comunidade e nela o Espirito distribui dons para o bem dela. Ninguém torna-se importante, pois cada dom é para enriquecer a comunidade. Como o corpo tem membros e todos eles agem em harmonia para o bem do corpo, assim é a comunidade cristã que tem o papel de ser sinal de Cristo vivo em todas as circunstância da vida. A Igreja é toda ministerial, cada um exercendo a sua função para o bem comum de todos. As portas da Igreja se abrem para que todos possam sentir amados e uteis na comunidade. (cf.1Cor 12,3b-7.12-13) 

No Evangelho de João, os Apóstolos recebem a efusão do Espírito Santo, no "anoitecer" do dia da Páscoa.  O lugar está fechado e os apóstolos com muito medo, mas Jesus se apresenta e dá a Paz a todos e dão a eles um mandato que é de ser missionário em todos os lugares, principalmente a onde mais precisam.

Hoje, há muitos gritando por nossa ajuda porque estão marginalizados no desemprego, na fome, na doença e em uma escuridão que precisam ser iluminados com a luz do Espirito Santo irradiada pelos nossos gestos de amor, de misericórdia e de perdão. A Igreja recebe de Jesus essa vida nova que não acaba. (cf. Jo 20,19-23)

Assim, a comunidade sente cada vez mais impulsionada com esse calor que inunda todo nosso ser. Somos a Igreja em movimento e ativa no mundo, trazendo novas cores que enchem e modificam a realidade de morte para a vida.

Que esta liturgia nossa ajude a sermos comprometidos com o projeto de Deus, trazendo a fé, a esperança e o amor a todos e desse modo, encorajando cada vez mais as pessoas para o serviço missionário.

Que a Eucaristia e a Palavra de Deus sejam a mola que nos impulsiona para frente e cada gesto nossos sejam de vida em abundância para todos.

Tudo ´por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.