A comunidade trina entre nós

Imagem relacionada

Queridos irmãos e irmãs, o domingo da Santíssima Trindade nos faz recordar desde pequenos que aprendemos a fazer o sinalo da Cruz em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Isso já o fazemos desde a tênue idade e era uma coisa tranquila. Quando vamos a missa, nós já assinalamos com o sinal da cruz e ainda quando somos batizados este sinal fica marcado em nossa fronte para firmar a nossa identidade de filhos de Deus.

Esta festa é importante, pois celebramos esse mistério de um Deus em três pessoas. Esse mistério é para ser contemplados na grandeza da fé, do amor e da esperança que temos em Deus. O que fazer diante desse mistério? A resposta é simples, devemos responder a ele na confiança incondicional a trindade que nos abarca por inteiro. É a comunidade perfeita que nos convida a fazer parte dela na inserção na comunidade cristã que vive o amor, o perdão e a misericórdia. O amor que cria que é o Deus Pai, o amor que se entrega totalmente para nós salvar que é o Deus Filho e o amor que nos fortalece e nos santifica que é o Espirito Santo. Tudo é o amor.

 A liturgia bíblica nos ajudará a ter uma compreensão melhor. Isso vai nos fazer refletir, amar e vivenciar esse mistério grandioso entre todos nós que queremos ser cristãos autênticos.
No Livro dos Provérbios no capitulo 8, 22-31 nos faz ver em ação o projeto criador de Deus, que cria o universo com a máxima sabedoria e amor. E tudo que vemos contempla a grandeza de Deus. Suas maravilhas se espalha como uma corrente de águas cristalinas que atravessa o despenhadeiro para nos dar uma linda visão de uma cachoeira. (cf. Pr 8,22-31)

Na carta de Paulo  aos Romanos podemos constatar que através de Deus Pai é derramado sobre cada pessoa muitos dons que se traduz no amor, na paz que nos anima a viver com todos, a esperança que faz cada um seguir no caminho do senhor e o amor de Deus que nos ergue, nos anima e nos faz forte para construir um reino aqui na terra onde todos podem desfrutar dele sem nenhuma marginalização ou exclusão de pessoas. (cf. Rm 5,1-5)

No evangelho de João nos faz um clareamento que devemos ter do missão do Espirito Santo.. Sabemos que é Ele que faz acontecer por completo a obra do Pai e do Filho. Tudo isso é para que possamos aderir plenamente ao Projeto de Deus Pai no Filho, que é a obra de salvação de Jesus Cristo. Deus nos salva no Pai, no Filho e no Espirito. Não existe exclusão de nenhum na Trindade Santa. O pai é visto no Cristo e os dois se faz presente na ação do Espirito. . (cf. Jo 16,12-15)

O mais importante é que cada um de nós se deixar ser conduzido por Deus na comunidade que quer ser sinal do amor Dele na sua ação pastoral e numa Igreja de Saída. A comunidade que se reúne na Palavra de Deus, na Eucaristia partilhada e na partilha de dons que são para o proveito de todos. A mesa se tora o lugar de encontro, onde todos vão ter assento, vez e voz

Que esta liturgia nos ajude a mergulhar nesse mistério que se faz mais próximo em nós na adesão plena onde possamos ser irmãos e irmãs na comunidade viva da Igreja.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.