Onde há partilha ninguém passa fome


Imagem relacionada


Hoje estamos celebrando o Corpus Christi, é a festa da Eucaristia, o Corpo e o Sangue de Cristo se expõem publicamente. A Igreja feliz dá esse testemunho público nas procissões de cada cidade e algumas, essa procissão é realizada no domingo como por exemplos Roma.

Eucaristia é a festa da unidade e da comunidade que se reúne sempre para viver a partilha, a solidariedade e amor com todos.

A liturgia bíblica vai nos inserir nesse contexto da eucaristia vida, eucaristia corpo de Cristo que nos alimenta para a missão evangelizadora. Se não houver fraternidade e partilha entre nós, então é difícil estar em sintonia com Cristo.

No livro do Gênesis temos a figura do Sacerdote MELQUISEDEC que oferece a Abraão e seus homens cansados e famintos PÃO e VINHO,  depois de os abençoar, invocando o nome de Deus sobre eles. (cf. Gn 14,18-20)

Isso é prefiguração de Cristo; pois Jesus é o sacerdote da nova aliança. Em todas as missas Jesus oferece-nos ao Pai e depois se dá em alimento para nós. Devemos aprender a dividir e assim ninguém passará fome matéria e nem espiritual. A Partilha é a lei do amor aos mais necessitados.
O salmo nos remete ao verdadeiro sacerdote que é eteno (cf. Sl 109)

Na Primeira Carta aos Coríntios, Paulo nos fala da Eucaristia, o ponto alto do encontro de irmãos. Eucaristia é união e alimento da comunidade que se reúne em nome de Cristo. O gesto de partir é um convite a repartir com quem mais precisam. (cf. 1 Cor 11,23-26) No banquete da vida do Reino de Deus ninguém passa fome e assim todos tem vez e voz na mesa da Palavra e da Eucaristia que celebramos. (cf. 1 Cor 11,28-29),

O Evangelista  Lucas nos fala da cena da multiplicação dos pães. É a festa da partilha de dons. Se soubermos distribuir, todos fartam e ainda sobra. Se estamos com Cristo, Ele não nos deixa só, mesmo se a hora se adiantar ou dificuldade vier, nós podemos contar com Ele. A igreja realiza isso nas nossas missas que participamos. O reino de Deus é um fato real e nós podemos participar se soubermos partilhar os dons com todos para ninguém fique marginalizado ou  fora do banquete da vida que Deus nos convida incessantemente. Jesus nos exorta para que - "Dai-lhes vós mesmo de comer...", assim somos também responsáveis pela partilha e não apenas Deus. (cf. Lc 9,11b-17)

Devemos multiplicar o amor, a partilha, a fraternidade, a misericórdia, ao perdão, a solidariedade e desse modo ninguém fica prejudicado e nem carente. Sejamos a Igreja que partilha o pão da Palavra, da vida, do amor e de gesto que geram vida para todos. Os pães e os peixes são sinais que quando damos com disposição a multiplicação acontece. É algo simples, mas é preciso de despojamento e abertura para o outro que está ao nosso lado gritando por ajuda e socorro.

Isso acontece quando a comunidade se doa a serviço de todos. Que a Eucaristia que recebemos seja uma mola para sermos mãos e pês que ajudam para que esse mundo seja melhor e que possamos ser alimento de vida para todos . Amém!!!

Tudo por Jesus, nada sem Maria!!!

Bacharel Em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.