Devemos vigiar sempre

Resultado de imagem para imagem do primeiro domingo do advento 2019

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando nesse Domingo, a abertura do Advento e o início do novo ano da Igreja, o ano litúrgico A. Vamos caminhar com esperança na História da nossa Salvação e viver os mistérios de Deus na comunidade e na vida do Povo de Deus.

Temos na Igreja duas comemorações importantes e celebrações centrais da nossa Fé: O Natal e a Pascoa do Senhor.

Esse ano vamos trilhar nas passagens do Evangelista São Mateus. Celebrar o Advento é celebrar a espera da vinda do Senhor que vem um dia restaurar tudo e colocar no seu governo que é de justiça, amor e paz. Mas também celebramos o maior acontecimento da humanidade a vinda de Jesus pela primeira vez no Natal e por causa disso preparamos a nossa casa com enfeites e ainda o nosso coração para que ele ressurja em nossa vida, transformado em um coração solidário, misericordioso cheio d perdão e de amor.

O primeiro domingo e o segundo domingo do Advento, nós ficamos na atitude de prontidão da nova vinda de Jesus Glorioso para instalar definitivamente entre nós o seu Reino que vai trazer a verdadeira justiça e paz aos povos.

Os outros dois domingos vamos tomar mais consciência da noite de Belém, a onde o Deus menino se faz pobre para nos ensinar o despojamento e abertura de coração aos mais necessitados do nosso mundo presente.

A liturgia desse domingo nos exorta para a vigilância para entender os sinais e acolher Deus que é fiel ao seu Povo.

No Livre do Profeta Isaias nos fala da vinda no tempo propicio o descendente do Rei Davi que trará definitivamente a justiça e a paz tão desejada pelo seu Povo.

Como Hoje, o povo do tempo antigo sofria guerras, injustiças, pobreza e miséria, mas no contexto de tantas coisas ruins, o Profeta faz essa promessa extraordinária: vai vir um novo Rei que dará a paz e ajustiça duradora a todos.

Deus deve ser adorado na sua grandeza e a mor a humanidade, pois Ele é fiel e vem socorrer o seu Povo. (cf. Is 2,1-5) A pergunta se faz: O que podemos fazer para a realidade em que vivemos possa ser transformado em algo bom para todos?

Na carta aos Romanos, Paulo nos convida a ter olhos abertos para perceber os sinais novos de um dia maravilhoso da salvação. Mass é preciso caminhar, vivendo os valores evangélicos que são: partilha, perdão, bondade, misericórdia, justiça e amor nesse tempo presente em que vivemos. Usar as roupas da luz e não as das trevas. (cf. Rm 13,11-14)

O evangelista São Mateus nos exorta para ficarmos atentos e permanentes na vigilância para a vinda do Senhor. É a promessa do Profeta Isaias que vai se concretizar no tempo certo.

Jesus nos fala em três episódios: primeiro é o evento de Noé, muitos não ouviram apelo dele que ia acontecer o diluvio, prefiram ficar numa vida sem compromisso e desfrutando apenas das coisas mudanas e terrenas. SO pouco se salvara. O segundo é as preocupações do cotidiano que não nos permite a fazer a reflexão dos sinais do tempo e nem estar com Senhor. Isso prejudica a vinda do Senhor, E por fim o terceiro episódio é não estar preparado e nem vigilante, deixando o ladrão robe a sua casa.

Queridos irmãos e irmãs, é preciso estar atentos, pois Jesus virá de novo e nós devemos sempre estar com o coração novo e transformado por Cristo para acolher a salvação definitiva. Ainda precisamos viver em comunidade, sendo agente de transformação da realidade de morte para a vida. Devemos praticar o bem, ser de atitude de pobre e promotor da paz e da verdadeira justiça.  (cf. Mt 24,37-44)

Que esta liturgia de hoje nos desperte para a vida em Deus e estar vigilantes, diante de todos os acontecimentos de nossa vida, mesmo nas festividades e no momento de nossa dor e das dos outros.

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.