Nosso Cristo Rei  é um Deus Servidor


 

 Queridos irmãos e irmãs, estamos nesse Domingo, celebrando a Solenidade de |Cristo Rei. E desse modo encerramos esse ano Litúrgico. Sabemos que Jesus é Rei justo, bom e misericordioso.

Hoje o mundo é marcado por reinos e governos injustos.na história e no nosso tempo, Israel teve vários reis, mas apenas Rei Davi foi um bom rei e justo.

O povo de Deus esperava um Rei justo de novo que viesse tirar toda forma de opressão e injustiça no mundo em que viviam. Assim Jesus Cristo veio ao mundo e Ele é o Rei perfeito tão esperado pelo Povo de Deus. Hoje, nós temos a alegria de ter essa confirmação em Cristo, pois Ele é Senhor do Universo. A sua realeza é selada na cruz, a forma mais perfeita de doação para salvar a humanidade toda.

No segundo livro de Samuel temos a figura de Davi e ele foi ungido e consagrado Rei de todo povo de Israel. O seu reinado foi um tempo de paz e de justiça. Essa realidade foi sempre desejada pelo povo durante outras épocas através de promessas dos profetas que vieram depois do Rei Davi. Então o povo esperava um descendente de Davi ;. Esse sonho era acalentado por séculos até a concretização definitiva em Cristo. (cf. 2Sm 5,1-3)

O que nos dá alegria é saber que o trono de Cristo é a sua cruz, a sua coroa é a de espinho no lugar de ser de ouro. A sua realeza é traduzida de doação e serviço, Jesus nos ensina que o seu reino é de amor, de justiça e de misericórdia.

Na carta de Paulo aos Colossenses nos mostra um hino criptológico. Jesus está na criação e na nossa redenção de tida humanidade. O seu amor se dá de forma total e nos ensina a trilhar esse caminho de amor e doação a todos, principalmente os que mais precisam de nossa ajuda. O homem tem a sua dignidade e deve ser valorizada e respeitada sempre. Assim Jesus é o centro da nossa história que nos eleva na condição de ser filhos de Deus.  (cf. Cl 1,12-20)

A nossa alegria é ir a Jerusalém, como diz o salmo 122 e lá encontra com o Senhor. Hoje encontramos Jesus na nossa disposição de servi-Lo na pessoa do pobre e do necessitado de nossa ajuda e socorro.

O evangelista Lucas nos mostra a verdadeira realeza de Cristo. Embora na cena cruz, os grandes e os soldados zombavam, pois não reconheceram em Cristo o Rei verdadeiro que veio para dar uma nova matiz no novo Reino a ser instaurado definitivamente no mundo. Assim, o Rei verdadeiro que veio ao mundo para dar dignidade ao ser humano. A forma que Jesus se mostra ao mundo é na cruz em uma morte cruel e injusta. A realeza de Cristo se faz na doação total e de modo único, pois só um amor infinito a humanidade que se traduz na plena cena da cruz, Jesus obediente até a morte de cruz. O seu primeiro súdito foi Dimas que reconheceu em Cristo a realeza que se traduziu em plenitude na cruz e ela se tornou bendita. ( cf. Lc 23, 35-43)

Nós somos marcado com a cruz de Cristo no nosso batismo e assim configuramos com Ele. E por causa disso nós somos aderido a Cristo plenamente e devido a isso somos convocados a sermos discípulos e missionários Dele no mundo. Todos são chamados a vivenciar isso na vida, na família, na sociedade e na Igreja. O mundo carece de servidores que ajudem o mundo ser melhor, mais justo e sem desigualdades.

Que esta liturgia nos ajude a entender e viver os valores do Reino nesse mundo para que a nossa vida seja mais humana e solidaria com todos. Amém

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.