Um sinal: Uma Virgem conceberá o Filho de Deus


Resultado de imagem para imagens do quarto domingo do advento

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 4 ° Domingo do Advento, estamos próximos do Natal do Senhor. Temos nessa liturgia duas pessoas que foram importantes na História da Salvação da humanidade, Jose e Maria. Eles tiveram um papel relevante no Plano de Deus para resgatar cada pessoa da escravidão do pecado e do jugo do mal.

Esses longos 4 domingos, tivemos a oportunidade de refletir e pensar no amor de Deus que tem a cada um de nós. Um amor que supera o ódio e vingança, e traz a paz que é fruto do perdão e justiça.

No livro do Profeta Isaias temos o anuncio que uma virgem conceberá e dará a luz a um menino que será um Deus Conosco e tem a missão de restaurar todas as coisas.

Essa profecia foi para animar a esperança, pois o contexto da época era que o Rei Acaz confiava mais no exército da Assíria do que em Deus. Isso foi um grande engano, pois é Deus que dá a vitória aos nossos projetos, sem Ele nada acontece. Então Rei Acaz experimentou um grande derrota.

Embora a infidelidade do rei, Deus é fiel e diz por intermédio do Profeta Isaias dizendo: "Uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de EMANUEL, que quer dizer Deus-Conosco".

Apesar da infidelidade de Acaz, Isaías confirma a fidelidade de Deus
e revela um sinal de esperança: "Uma Virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de EMANUEL, que quer dizer Deus-Conosco".

O filho de Acaz, foi concebido por uma virgem e fez com que a dinastia de Davi um momento da presença de Deus no meio do Povo, pois ele foi bom e justo, mas isso ajudou o povo de ter uma nova esperança de ter um outro Rei, um filho de Davi que definitivamente instaurasse um Reino onde Deus presente, sendo um Deus conosco.

A tradição cristã desde o início viu em Maria, esta virgem, sendo a mãe de Jesus, nosso salvador. O Emanoel é o próprio Jesus, a verdadeiro Deus conosco predito por Isaias. (cf. Is 7,10-14)

Deus nunca abandona o seu povo e sempre está ao nosso lado para nos alertar e estar com Ele, e isso será e é a nossa melhor escolha.

Na carta de Sã Paulo aos romanos nos confirma que a Boa nova é a vinda de Jesus que confirma as Profecias e também a Profecia de Isaias. Aqui é um judeu da estirpe de Davi nascerá em Belém de Judá é a presença de Deus na nossa história
(cf. Rm 1,1-7)

O evangelista São Mateus nos mostra que a promessa foi realizada em Jesus, Ele é a presença do verbo de Deus encarnado. Deus quer estar conosco, trazendo uma proposta de libertação e salvação. Como podemos constatar isso? Jesus nascerá de Maria, esposa de Jose, homem bom e justo que aceita Maria gravida pela obra do Espirito Santo. Se prestamos atenção nessa narrativa, podemos afirmar que é uma catequese para nossa fé. Aqui temos origem de Jesus é divina, e tem uma missão através do seu nome que significa Deus (Javé) salva.

E ainda vemos a atitude de José, diante da gravidez de Maria, ele prefere não denunciá-la e vai embora, mas Deus envia um anjo e esclarece esse acontecimento, então ele confia em Deus e a aceita como esposa, assim sela os desígnios de Deus. O papa Francisco nesse domingo, nos diz que José é o homem sábio, bom e justo, um modelo de obediência. A pobreza é sinal de confiança, viver no essencial e estar nas mãos de Deus no total abandono, onde tudo provê. Deus nos dá o suficiente para podemos estar com Ele, sem ficar nas preocupação do ter e do acumulo. (cf. Mt 1,18-24)

Em Jesus o Reino de Deus se torna algo real e presente, a onde a lei que rege é o amor, despojamento, mansidão, partilha, justiça, fraternidade, perdão e união. Desse modo somos uma comunidade de irmãos.

Que esta liturgia nos ajude a abrir o nosso coração a Deus e aos irmãos, no presépio preparado do nosso coração para acolher o menino Deus que renovará as nossas intenções e nossa vida para formamos uma Igreja, sinal de presença do Príncipe da Paz, um Deus conosco. Que as nossas mesas sejam de partilha a onde a oração, e a simplicidade se traduzem em gestos concreto de uma vida radiante de Deus em todos os cantos que estivermos. Feliz Natal.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!
]
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.