Jesus é o cordeiro de Deus



 Resultado de imagem para imagem do cordeiro de Deus da missa

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 2º Domingo do tempo Comum. Estamos fazendo a caminhada na nossa história da salvação trazida por Deus em Cristo. O verde é a cor da esperança.
Sabemos que Deus é fiel e quer a nossa salvação, por isso Ele tem um projeto e um plano que foram realizados na história humana. Jesus é o enviado do Pai para isso. A sua confirmação está no seu Batismo no Rio Jordão a onde Ele se revela a mundo como Deus na trindade Santa.

Agora sabemos que Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. João dá esse testemunho indicando a todos que Ele é o enviado do Pai para tirar o pecado e a morte no mundo. E nós somos corresponsáveis para indicar que Jesus como cordeiro de Deus que tira o pecado para aqueles que não conhecem ainda e também para os fracos de fé para voltar a Jesus e tê-lo como único salvador.

A liturgia bíblica nos chama atenção para a nossa vocação nesse mundo, pois não estamos aqui para passar como que nada possamos fazer e nem ficar passivos e omissos na missão de melhorar o mundo com a nossa fé em Deus e em atitudes que tudo muda e transforma.

O profeta Isaias nos fala do Servo de Deus e que esse já é chamado desde o seio materno para manifestar de fato a salvação a todas as gentes.  E essa salvação deve chegar no mundo inteiro, pois todos são convidados a serem salvos. Quem é esse servo que está no plano de Deus. É Israel que será a nação como luzeiro para todas as nações. Deus se manifesta em Israel em Jesus e Ele nos ensinas a sermos os novos servos que anunciam com a vida e gestos da salvação gratuita de Deus por nós. É uma esperança acalentada por muitos séculos que foi realizada e encarnada em Cristo, o servo por excelência que nos ensina a sermos servos como Ele foi e é para todos. Deus nos chama e nos envia para a missão.
A nossa responsabilidade de batizados está no testemunho de vida, de fé que temos em Cristo e ser porta voz da esperança do Reino de Deus que é culminado no céu. Não é uma utopia, mas algo que experimentamos e vivenciamos nessa nossa história humana no mundo, na família e na Igreja de Cristo, sacramento do Pai. Deus nos capacita com a sua graça, com sua palavra e com a eucaristia que animam a nossa fé na comunidade cristã . (cf. Is 49,3,5-6)

Paulo na primeira carta aos coríntios nos fala da sua vocação de apostolo por chamado de Deus e esse é para todos que foram inseridos na Igreja pelo Batismo. Somos sempre agraciados pela graça de Cristo que nos habilita para a missão de evangelizar o mundo, anunciando a boa nova do Reino que é a salvação de todos. Devemos ser solidários, santos, missionários da Palavra de Deus com a nossa vida, sendo fraternos com todos e porta voz da esperança do Reino de Deus que começa aqui e tem a sua culminância no céu definitivamente. Somos passageiros para eternidade em Deus. (1Cor 1,1-3)

O evangelista João no mostra João Batista indicando que Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado. É Ele o messias prometido e o batismo que Ele nos dá é o fogo do Espirito Santo que nos envia sempre a missão de evangelizar os povos. João Batista dá testemunho de Jesus e o que ele viu no episódio do Batismo de Jesus. Ali aconteceu a manifestação da Trindade em três pessoas distintas. Deus Pai, Deus Espirito Santo e o próprio Jesus como Filho de Deus Pai para a missão de trazer a salvação a todos, por que Deus tinha prometido através das vozes dos profetas do antigo testamento. 
Deus é fiel e nós que fomos batizados temos que ser missionário de Cristo no mundo. Devemos ter coragem dos apóstolos e dos santos para levamos a mensagem genuína de Cristo, da sua Igreja e ainda sermos uma testemunha viva que Deus é autor da salvação e que Ele nos faz dignos de sermos filhos adotivos em Cristo que sofreu, padeceu, morreu, ressuscitou e está na gloria no céu. Para chegarmos a realidade eterna é preciso que cada um de nós convertamos a Deus e ainda vivermos uma vida autentica de chamado a santidade e salvação. (cf. Jo 1,29-34)

Que esta liturgia de hoje nos ajude a estarmos sempre ligados a Cristo na comunidade Igreja e ainda promovendo a paz, a justiça, o amor, o perdão, a misericórdia e a partilha com todos.
Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.