O Batismo do Senhor nos envia para a evangelização


 Resultado de imagem para imagem do batismo do senhor

Queridos irmãos e irmãs, após concluir as festividades do Natal a onde celebramos o grande mistério de um Deus que se encarna no meio de nós. E ainda nos surpreende muito, pois ele nasce na periferia de Belém, numa gruta, Ele foi pobre no meio dos pobres, Um grande ensinamento a todos nós, que muitas vezes queremos coisas materiais e adquirimos o supérfluo enquanto que muitos estão na linha da miséria e da penúria.

Começamos a caminhada da vida pública de Jesus, após o Batismo no Rio Jordão por João Batista. Ele não precisava ser batizado no contexto de cada um de nós devido ao nosso pecado original, mas o Batismo de Jesus tem outro aspecto importante, ele é também o envio a missão. Jesus ao ser batizado inaugura de fato a sua missão no mundo dado por Deus Pai que é a salvação e o perdão dos pecados através dos seus gestos e milagres que Ele fez no meio de nós.

E ainda faz muitos sinais para aqueles que querem seguí-Lo de modo autêntico e coerente de vida de batizados que somos.

No livro do Profeta Isaias nos mostra que Jesus é esse servo, que foi escolhido por Deus para o mundo seja restaurado na justiça e na paz. Quem vai dar o impulso é o Espirito Santo que inflama o servo para desempenhar essa grande missão. O sinal disso é a simplicidade e humildade de Jesus. Coisas essenciais para a missão ter êxito. Não há outro caminho... (cf. Is 42,1-4.6-7)

No livro dos Atos dos Apóstolos, temos a afirmação categórica de Pedro que diz: Jesus é o Filho de Deus e amado por Ele. Quem vai concretizar o projeto de Deus é Cristo. Assim está escrito: passou pelo mundo fazendo o bem" e libertando os oprimidos”. Essa premissa é também para nós como foi para os discípulos de Jesus do início das suas pregações.

Estamos no mundo para criar e promover o bem. Devemos fazer pontes que ligam as pessoas, os lugares, acabando as divisões, as desigualdades e assim sendo balsamos regeneradores de uma sociedade doente pelo pecado, pela ganância e pelo indiferentismo. (cf. At 10,34-38)

O evangelista Mateus nos mostra a cena do Batismo e a confirmação que foi predito no Livro do Profeta Isaias. Aqui mostra o servo, a sua humildade e despojamento. Ele se deixa a ser batizado por João Batista. Jesus não precisava ser batizado, João não queria fazer isso, mas Jesus pede para que se cumpra as escrituras que afirmavam essa condição de servo que vem para libertar os povos do pecado, trazendo a plena salvação. Aqui é a premissa importante e a confirmação que Jesus é o Messias enviado por Deus. O Filho de Deus vem até nós para a libertação de cada um de nós. Após ser Batizado vem a linda confirmação: esse é o meu Filho amado que eu ponho toda minha afeição, ouvi-O. Jesus no Rio Jordão, o céu se abre, o Espirito posa em Jesus em forma de Pomba e Deus Pai fala. A teofania perfeita. (cf.  Mt 3,13-17)

Queridos irmãos e irmãs, Deus sempre nos manda sinais para que possamos saber se somos verdadeiros missionários de Cristo, e assim podemos levar o anuncio do evangelho de Cristo a todas as gentes na simplicidade, no amor, no perdão, na partilha de dons, na solidariedade com os mais necessitados e na humildade das nossas ações. A obra é de Cristo, nós somos as suas mãos e os seus pês para que todos possam conhecer e aderir a Ele em uma vida comprometida com a cultura da vida e não da cultura da morte.

Que esta liturgia nos ajude a viver bem o Batismo e o compromisso que fazemos sempre sejam revigorados na fé em Cristo, na comunhão da Igreja e com todos os irmãos e irmãs.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.