Uma estrela guia os Reis Magos até Belém


 Resultado de imagem para imagem do domingo da epifania do senhor

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o Domingo da Epifania, Jesus se manifesta ao mundo. Estamos concluindo o ciclo do Natal. Sabemos que os Reis Magos representam todo o povo do mundo. Jesus não veio apenas para Israel, mas para todas as gentes. É o nosso encontro com a salvação que passa pelo presença do menino Deus que é o príncipe da paz que irradia a todos os cantos do mundo,

No Livro do Profeta Isaias nos fala dessa luz que é reveladora e que muda a Jerusalém conhecida e de lá todos os povos são atraídos. A Jerusalém nova é a nossa Igreja que através de Jesus revela a salvação a todos, mas é preciso  configuramos em Cristo, o príncipe da Paz. Agora a salvação é disponível a todos e nós precisamos acolhe-la na nossa vida. (Cf. Is 60,1-6)

Na Carta de Paulo aos Efésios temos a apresentação do Projeto de Deus a nós, é um projeto salvador. Este é estendido a todos, ninguém fica excluído. Agora formamos uma família, uma comunidade em Cristo, assim podemos estar juntos como irmãos e todos são convidados a participar da mesa da vida. (Cf. Ef 3,2-3a.5-6)

O evangelista Mateus nos fala da Estrela que surge no oriente e pousa na gruta de Belém. Os reis Magos seguem-na até Belém. É uma estrela da esperança que indica a salvação tão esperada, que é o Messias salvador. É um rei novo, que governa com o cedro da justiça, da misericórdia, do amor, da compaixão e do perdão. É uma nova realidade que surge para todos.

Os reis magos com seu presentes nos mostram quem é Jesus. Ele é rei pela oferta do ouro, ele é servidor pelo incenso e a mirra que vai nos mostrar o rei que se entrega a sua vida por amor estremo a humanidade. Para nós é Jesus que é a luz para iluminar todas as nações, porque Ele vem transformar as realidades de morte e de poder para as realidades de vida e serviço desinteressados a humanidade. (Cf. Mt 2,1-12)

Os poderosos não querem que esse novo Rei surja e faz de tudo para que Ele não governe. Mas as escrituras já falaram Dele e ela aconteceu de modo admirável porque Deus tem o seu modo de fazer.

A sua realeza é salvadora e nós somos privilegiados para estar com Ele, pois vimos o que ele é e ficamos com Ele para sempre.

Que esta liturgia nos ajude a buscar essa luz em Jesus, pois Ele é o salvador e senhor da nossa vida. Amém

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.