Subindo ao Monte Tabor

Resultado de imagem para imagem da transfiguração


Queridos irmãos e irmãs, nesse domingo estamos celebrado o 2º Domingo da Quaresma e o Dia das Mulheres. Vamos subir ao monte Tabor com Cristo. É uma experiencia que nos renova muito nossa fé na esperança e no amor. O mundo, os acontecimentos do dia a dia, o mal, a desonestidade e falta de palavra e de compromisso nos deixam abatidos e desanimado. Muitas vezes queremos ficar parados na terra plana sem buscar novas ares que nos fazem respirar e ter animo nessa trajetória que estamos fazendo rumo ao céu.

A quaresma não é momento de ficarmos fixados nas nossas misérias e nem no negativismo do nosso ser e da existencia humana marcada com todo tipo de mal. Precismos subir ao Monte Tabor e lá ver a gloria que Deus vai nos conceder. Jesus antes da sua Paixão foi ao Monte Tabor. Qual é o intuito Dele disso.?Isso foi para mostrar que há algo maravilhoso que Deus reservou a Ele que estava na missão de salvar a humanidade toda, mas que seria  em breve ofuscado na perversa armadilha e na mentira dos homens de poder no mundo. Jesus iria sofrer a inveja da sua popularidade e receio que Ele ia tomar o poder dos poderosos da época. Armaram ciladas, mentiras, corromperam um apostolo para poder entregá-lo, iriam ultrajá-lo, difamá-lo de tal modo que os seus feitos seriam apagados diante da morte de cruz.

Mas o evento do Monte  Tabor quis mostrar que Jesus é Deus que veio para cumprir a Lei e tudo que foram dito dele pelos profetas. Jesus se transfigurou de modo maravilhoso antecedendo o que ia acontecer três dias depois da sua Morte. E essa maravilha não ficará só nele e sim a todos nós que formamos a sua Igreja, pois Ele é a cabeça e nós os membros dela. Essa verdade tem que estar em nossa mente sempre e tomar posse disso apesar que nessa jornada que fazemos na terra que nos deixam muitas vezes desanimados e anulados diante de tantas ingratidões, de falsidades e traições. Esses motivos não nos podem impedir  a nossa caminhada  com Cristo rumo a Páscoa definitiva. Podem nos tirar tudo, mas eles não conseguem tirar a nossa fé em Cristo que é o caminho, verdade e vida.

Tudo passa, mas o que permanece em nós é o amor . a exemplo do bom samaritano e de tantos nesse mundo que gastam a sua vida a favor dos que mais sofrem na nossa sociedade excludente em que vivemos. Jesus nos convida a ver a situação dos que sofrem, ter compaixão  deles e acolhê-los e   ajudando-os a serem libertados de todos mal. Não é uma ajuda superficial, mas uma ajuda comprometida com os que sofrem de todos os males para libertá-los e que eles possam ter vida em abundancia. Esse é o caminho da Fraternidade e do  amor.

No livro de Gênesis temos a caminhada de Abraão que diante das dificuldades da terra em que vivia , atendeu o chamado de Deus a sair da sua terra e buscar novas terras. Esse pedido de Deus foi acompanhado de uma promessa divina e abraão acolheu com fé. Deixou tudo e foi a busca da terra prometida; O que podemos tirar hoje disso? Estamos numa terra que nega tudo a pessoa a viver, então devemos revigorar a  em Cristo, buscar ir ao Monte Tabor em nossa vida e voltar a ter esperança, mudar hábitos, buscar o necessário e ser missionário da vida. E ainda ser atento as armadilhas do consumismo, do egoismo ético que tem a bandeira ideologizada como cada um para si e Deus para todos. Ter a coragem de buscar novas terras, novas oportunidades e reascender a esperança de dias melhores ofuscado pelo mal que não nos deixam livre para caminhar rumo a terra prometida onde tem justiça e vida plena. (cf. Gen 12,1-4)

Na carta de Paulo ao Timóteo nos faz um apelo a sair da timidez, do medo de se comprometer com o bem. Não ter medo de ser missionário e nem ficar paralisado diante de tantos que nos engam e exploram pelo estilo de tirar vantagem do trabalho alheio. Quantos que não pagam o que devem, e ainda criam armadilhas para enganar e não pagar o justo trabalho feito. Hoje reina o egoismo ético que é só pensar em si sem defender o direito do outo ou suprem o direito de trabalho, do salario e da vida de outras pessoas que trabalham e que precisam de assistência de toda ordem  . É um ideologia cada um para si e Deus para todos. Isso pode nos atingir no desanimo total e a descrença da palavra do outro. Mas São Paulo nos alerta para estar fiel a Cristo e por causa dele não perder a fé de dias melhores, e que a honestidade e a garantia de direitos sejam um regra ética para todos. (cf. 2Tm 1,8b-10)

Que jesus nos alimente a fé para que ela não se desfaz diante de tantos males que vem sendo praticados por patrões, por políticos, por trabalhadores e pelas famílias omissas na educação de nossas crianças e de nossos jovens.

O evangelista Mateus nos mostra Jesus a caminho de Jerusalém, lá seria o lugar da injustiça legalizada contra Ele. Vamos ver uma multidão que clama Jesus Rei, mas no mesmo tempo se silencia ou se evadi de sua presença com medo do poder que oprime de todo modo as pessoas. É o salve-se quem pudem. Sabemos que os discípulos viveriam a triste experiencia de ver Jesus traído por um apostolo, de vê-lo flagelado, torturado pelos judeus e a omissão de Pilatos diante de Jesus para não perder o cargo que detinha. O povo pede que um assassino saia da condenação de morte e no seu lugar coloca Jesus. Hoje presenciamos essa cena, vemos muitos sendo hostilizados pela condição de raça, credo e de nação. É o caso dos emigrantes que saiam da sua terra por causa do desmando  de guerras dos poderosos e muitas vezes não temos compaixão para acolhê-los e ajudá-los nos lugares que pedem socorro e abrigo.

Para os discípulos não desanimarem no aparente fracasso do martírio e morte de Jesus, Ele leva três discípulos para o Monte Tabor e lá se transfigura, mostrando toda a sua gloria com Moises e Elias. Esse episodio é para dar esperança, mesmo com toda ação contra a vida de Cristo que ia a acontecer em Jerusalém, mas não vai detê-Lo no sepulcro, pois Ele ressuscita. Os apóstolos sentiram alegria do estado maravilhoso do Tabor e ainda  propuseram a Jesus três tendas para Eles e até se esqueceram deles próprios. É o céu que vem até nós.

A Transfiguração é a certeza que devemos ter que um dia estaremos lá no céu após essa jornada. Os sofrimentos causados pela violência,, pela desonestidade, pela falta de palavra, pela ganancia de uns, pela exploração do trabalho alheio, pela mentira e pela negação dos direitos devidos a cada um de nós, tudo isso não vão ser suficiente para cairmos no desanimo e nem na diminuição de nossa fé no ser humano. o que é interessante Pedro é um que resistiu de entender a cruz, Tiago e João, esses dois foram, pela mão objeto de pedido de estar ao lado de JESUS. Mas eles não sabem que o céu passa pela crua para chegar  a ressurreição.(cf. Mt 17,1-9)

Que esta liturgia nos ajude a fortalecer o nosso animo e que Jesus nos perdoe as nossas fraquezas e quedas diante dessa realidade injusta em que vivemos. Não podemos ficar anestesiados e nem deprimidos, buscando o caminho amargo da solidão, da bebida para fugir dessa realidade cruel em que vivemos e nem do isolamento social, religiosos e politico.

Que Deus olhe as mulheres que são as vitimas dessa sociedade materialista que matam, tiram direitos e exploram as mulheres. Que esta data seja de reflexão para que possamos lutar em defesa das mulheres, pois elas são parceira e promotoras de vida, de trabalho e de valores na família e na sociedade. Que Maria as proteja e façam muitos felizesParabéns para todas as mulheres.

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.