No mundo somos cercados de tentações


 Resultado de imagem para imagem das tentações de jesus

Queridos irmãos e irmãs, estamos na quaresma, um tempo que temos para nos descobrir as nossas fraquezas e os nossos medo mais íntimos que não nos deixam ser livres.

Somos chamados a trilhar os passos de jesus e sermos um agente que busca os desertos da vida para enfrentar as tentações modernas. Hoje no mundo somos cercados de pessoas que são difíceis e poucos honestas. Infelizmente o ter, o poder e o prazer podemos nos consumir. Como evitar isso? É ser sempre vigilantes na oração, na caridade e na penitencia.

No livro do Gênesis nos fala que Deus criou o homem e a mulher para serem felizes no jardim do Éden, mas a serpente os seduziram, engando por primeiro a mulher e essa convida o homem que consente a tomar o fruto que Deus já tinha advertido. Assim o mal foi feito, eles caíram no pecado e as trevas os cobriram, afastando da luz de Deus. Agora estão longe de Deus e incapazes de serem felizes. (cf. Gen 2,7-9.3,1-7)

Muitas vezes uma escolha errada que fazemos nos deixam em deriva e longe da graça de Deus.

Podemos notar alguns fatos relatados: o homem feito do barro nos mostra que estamos nas mãos de Deus, um jardim de águas abundantes e com plantas disponíveis significam o essencial a vida e a felicidade do homem, arvora da vida significa a imortalidade e ela é central de nossas existência, a arvore do conhecimento do bem e do mal nos diz o perigo da autossuficiência sem Deus, sentir se nus é o despojamento inicial desfeito e por fim a serpente, símbolo forte da religião do cananeus e que por ela muitos israelitas desobedeceram a Lei e ficaram muitas vezes longe de Deus.

Na Carta aos Romanos, temos a clareza do homem descaído pelo pecado como Adão e todos nós, mas temos o novo homem que é Jesus Cristo, o distribuidor de dons e graças que nos renascem para a vida e se estivermos com Ele sempre nós vamos trilhar o caminho que nos leva a salvação. Com Jesus podemos ter vida em abundância. (cf. Rm 5,12-19)

O evangelista Mateus nos fala das tentações de Jesus e como Ele as venceu através do Jejum no deserto. O poder, o ter e o prazer que o demônio apresentou a Jesus, nada disso o seduziram. Através desse episódio, Jesus nos mostra como vencer a tentação. Esse mundo muitas vezes nos decepciona e nos leva a não crer em mais nada. Falta de ética, falta de honestidade, falta de palavra e muitas outras coisas, tudo isso fazem com que sejamos incrédulos ação do ser humano no mundo.  
Por causa do poder, do ter e do prazer, muitos enganam os outros e colocando muitos na miséria de pão, de suade e de tudo que poderia ajuda a pessoa ter um mínimo de dignidade humana. (Mt 4,1-11)

Que esta liturgia nos ajude a aumentar a nossa fé em |Cristo, a sermos solidário com os mais necessitados e que mais precisam de nós. Que as ingratidões que fazem a nós não sejam ferramentas para deixarmos de caminhar com Jesus rumo a Pascoa definitiva.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.