Jesus está vivo, a morte não tem mais seu poder Nele e nem em nós

Resucito Con Poder- Sangre y Agua - Musica Cristiana ...

Queridos irmãos e irmãs, ao deslumbrar o domingo após a Paixão de Jesus, Ele ressurge de modo vitorioso do sepulcro. Agora a pedra que selava a morte não está no seu lugar, pois foi rompido a barreira que separa a morte da vida.  A vida venceu-a morte. A luz ilumina da escuridão do sepulcro para Cristo que agora vive. O anjo alerta a todos, não devemos procurar o morto pois Ele esta vivo. Esta vida é para sempre e nós somos mergulhado nessa nova dimensão pelo Batismo.

A liturgia bíblica nos leva a essa nova realidade que Jesus traz ao mundo. Não se deve propagar e incentivar a morte através das armas, das guerras, dos abortos, da falta de aparelhamento na saúde que traz morte e dor a muitos. A saúde é prioritária, pois uma sociedade deve propagar a vida na sociedade civil, econômica e religiosa.

A primeira leitura nos mostra duas pessoas que são os pilares da Igreja nascente. Pedro e Paulo são os portadores da fé que são proclamadas com a vida e gestos deles. Temos ai o primeiro pagão que recebe a graça da fé em Cristo. Assim participa da vida trazida por Cristo ressuscitado. Jesus é a boa notícia para todos, e desse modos todos poder aderir plenamente a Cristo. É um convite, mas é preciso que creia Nele através da Palavra da Igreja, do testemunho dos cristãos e da atividade missionaria da Igreja no m mundo.

Ainda vemos o Kerigma, o primeiro anuncio para que a pessoa conheça o mistério do Salvador. Sendo pecadores, Jesus assume na sua vida o nosso pecado e por ele aceita sofrer, padecer e morrer por amor total ao homem para resgatá-lo de modo definitivo para ter vida em abundância. Assim diz São Pedro:    "quem acredita nele, recebe, pelo seu nome, a remissão dos pecados".

Esta verdade deve ser acolhida por todos que querem aderir a Cristo na comunidade e ser sal e luz para transformar esse mundo através do amor, da fraternidade, da solidariedade e do serviço desinteressado aos irmãos que precisam de nossa ajuda independente de raça, credo ou posições políticas e sociais.  

A igreja nutre na fé em Jesus Ressuscitado e  da pregação apostólica sobre a obra redentora de Jesus.  . (cf. At 10,30a.37-43)

Na Carta de São Paulo aos Colossenses nos mostra a condição primordial da pertença a Cristo que é o Batismo. Nele nós entramos comunhão com Cristo. É preciso estar em sintonia com Cristo na Igreja, na família e na sociedade. Ele deve ser o centro da nossa vida e sempre buscar na autenticidade a razão do nosso viver. Se sabemos que Cristo é vitorioso, então devemos mostrar com nossos gestos e obras que estamos firmes na crena em Cristo que é motivo de nossa ação cristã e missionaria no mundo. (cf. Cl 3,1-4)

O evangelista São João nos mostra o episódio do cenário da Ressurreição de Jesus. Aqui mostra a atitude da comunidade que conviveu com Cristo diante do evento da Ressurreição de Jesus no alvorecer do primeiro dia da semana. Aqui vemos a mulher que chega ao tumulo, embora estava escuro ainda, pois era madrugada. O escuro quer nos dizer no sentido da morte que nos separa, a dor que machuca o nosso coração e saudade da vida que esteve presente na nossa vida e a do povo.

O que separava a morte de Cristo da vida era a pedra que lacrou o sepulcro depois do seu sepultamento. Mas ela está rolada e Ele não estava mais lá. Elas estavam confusas diante desse novo cenário, foram as pressas avisar Pedro e João. A morte conturbou a comunidade pois ainda não entenderam o mistério da Paixão, sofrimento e morte de Cristo, embora Jesus na sua última Palavra “tudo está consumado”, isto é, Jesus cumpriu a sua missão dada por Deus Pai e nessa obediência trouxe o selo que nos leva a vida quando Ele ressuscita. O sepulcro vazio é a certeza para a vitória da vida, a morte não foi capaz de reter Cristo. Ele está vivo.

Pedro corre junto com apostolo João. Aqui podemos perceber que ele é ainda um descente diante do fato da morte, mas quando João entra e vê lugar vazio e aos panos que estavam em Jesus morto no chão e na pedra onde Jesus foi colocado, então ele creu. Isso significa o sentido do homem novo que ressurge na pertença a Cristo. (cf. Jo 20,1-9)

A cruz e tudo que ocorreu na Jerusalém do poder estavam derrotados porque Ele não morre mais, pois está no corpo glorioso e está vivo realmente. A pascoa é a passagem da morte para a vida, da violência para concórdia, do ódio para o perdão, do egoísmo para o serviço, da indiferença para solidariedade, do rancor para o perdão e tudo que é seco para a vida nova. A comunidade deve espelhar na fé do Ressuscitado.

Estamos passando pela noite escura da pandemia, mas como sabemos que Deus não nos deixa sós, então Ele já está iluminando saídas para a cura desse mal que assolou o mudo inteiro e ainda vai nos impor mudanças para que façamos de nossa vida mais sintonizada com a vontade de Deus. Deus quer que que todos participam da vida sem restrições de ninguém. Todos tem Direito de viver essa Pascoa de alegria e esperança no amor a Deus e aos Irmãos.

Feliz Pascoa, Tudo por Jesus nada sem Maria!!!


Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.