A Comunidade Igreja, o lugar ideal para sermos cristão de verdade

Domingo da Misericórdia, a festa da alegria e do perdão de Deus ...


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando nesse domingo, o 2º Domingo da Pascoa. Estamos vivendo a alegria da Pascoa, onde Jesus nos deu a vida por amor a toda humanidade. Nesse dia podemos celebrar o Domingo da Misericórdia, e sabemos que foi uma grande misericórdia que Deus aceitou sofrer, padecer e morrer por nós na cruz, mas a morte não teve poder nele, pois agora Ele vive.

A onde o cristão deve viver a alegria pascal? A resposta é simples, mas comprometedora. É na Igreja, a comunidade ideal onde os cristãos se encontram, se amar com amor ágape e podem experimentar o perdão e a reconciliação. A comunidade nasce da cruz e da ressurreição de Jesus.

Nós temos compromisso de testemunhar e viver a ressurreição de Cristo nas atitudes e nos gestos sem ostentação e nem buscando tirar proveito de tantos irmãos que sofrem nesse mundo, principalmente agora com essa pandemia que deixa muitos as margens dos sistemas de saúde, social, religioso e econômico. Temos a Igreja templo, mas a nossa casa poder ser domus ecclesia. 

Não existe comunidade sem respeito e serviço aos irmãos. As primeiras comunidades cresceram porque viram no caminho que seguiam Cristo Ressuscitado, uma nova forma de ser família. Isso provocou nas pessoas admiração e desejo de pertencer a comunidade Cristã.

Será que as nossas comunidade procuram espelhar nessas primeiras comunidades e será que estão seguindo esse ideal evangélico? É para todos nós questionar as nossas atitudes e modo de que são feitos os nossos serviços pastorais. Nós devemos ser a Igreja de saída e ir ao encontro daqueles que não tem vez e nem voz na sociedade tanto capitalista como a comunista. (cf. At 2,42-47)

Na Carta de São Pedro temos um pequeno hino que reconhece o poder de Deus pai que ressuscitou Jesus Cristo e isso faz com que todos nós reacende a luz da esperança da vida nova para todos. Nós ressurgimos em Cristo como novas criaturas que podem estar em comunhão com a Trindade e com todos os irmãos
(cf. 1Pd 1,3-9)

Como diz o salmista: "Porque eterna é a sua MISERICÓRDIA..." Por isso nesse domingo que foi decretado pelo nosso São João Paulo II como o Domingo da misericórdia e nós devemos ter misericórdia para os que erram e pecam para que eles possam encontrar uma mão que os levam e os curam de todo tipo de males que assolam na vida de cada um deles. Toda comunidade tem que estar sintonizada em Cristo e nele vai encontrar a força de caminhar em diversas situações que as pessoas vivem.
Nesse tempo de pandemia muitos receios e medos despertam em nós, ate distanciamento entre pessoas que precisam de ajuda.

Vemos o cenário que João narra para nós: os apóstolos trancado, com medo. O evento da crucificação de Jesus foi um ato covarde dos poderosos da época que achavam que iam perder poder, mas Jesus veio para mostrar que é possível estar no mundo em comunidade de irmãs sem nenhuma exploração e vantagens dos serviços prestados.

Jesus dá paz total, dá o perdão e dá o envio que nos fazem fortes e corajosos para estar nesse mundo cheio de contradições, ganância e de poder. Assim eles conseguem abrir as portas tanto do coração como do local para evangelizar. Hoje estamos experimentando uma realidade de medo, de morte e muitas vezes de descaso aos que mais sofrem e estão na sociedade pedindo socorro e ajuda. (cf. Jo 20,19-31)

Queridos irmãos e irmãs, quem infundi o amor e a graça em nós é Cristo, pois Ele é a razão da existência da comunidade Igreja. Jesus é a cabeça dela e nós somos os seus membros.

Que esta liturgia nos ajude a sermos mais misericordiosos, solidários e fraternos e que a partilha do pão seja para todos.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.