Temos um Deus em três pessoas distintas




Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando nesse domingo a Festa da Santíssima Trindade. É um mistério que devemos mergulhar nele pela fé sem querer desvendar ou decifrar pela nossa razão. É na contemplação de um Deus em três pessoas distintas. É uma comunidade perfeita de amor, é uma família unida numa comunidade que transborda de amor. Esta comunidade é una e indivisível. Deus quis que o homem e a mulher comungasse nessa trindade de amor.
A Festa da Santíssima Trindade « Jovens Conectados
Tudo que falarmos de Deus não se esgota porque não fácil definir com a nossa pequenez humana, mas podemos crescer na intimidade com Deus na oração, na vida de comunidade cristã e na convivência familiar. Somos marcados na trindade no nosso batismo e nós invocamos sempre nas nossas orações, nas nossas celebrações litúrgicas, e também invocamos nos nossos a fazeres cotidianos desde ao levantar até ao deitar.

Já dizia o Papa Bento XVI na solenidade litúrgica da Santíssima Trindade durante a Missa no Parque Bresso, em Milão em 3 de junho de 2012, na 7° Jornada Mundial da família, o Papa Bento XVI explicou que esta solenidade “convida-nos a contemplar este mistério, mas impele-nos também ao compromisso de viver a comunhão com Deus e entre nós segundo o modelo da comunhão trinitária”.

A Bíblia nos mostra a progressiva revelação de Deus a nós e nós temos uma revelação de Deus na pessoa de Jesus no mundo, Jesus é a revelação de Deus Pai na força do Espirito, pois Ele é o filho Deus.

A liturgia bíblica nos vai revelar e aprofundar a presença de Deus na historia da salvação do homem.

No livro do Êxodo vamos tentar compreender melhor quem é Deus na hist´ria da salvação. Aqui vemos um Deus próximo e misericordioso com a condição da escravidão do povo no Egito. Um deus que escuta as nossas misérias e pecado e quer que mudamos de vida. Aqui vemos Moises intercedendo pelo povo que por ignorância afastara da aliança de Deus feito no Sinai. Deus renova aliança feita apesar da infidelidade do seu povo, porque Deus é fiel. O povo antigo não tinha a compreensão da trindade mas tinha o conhecimento intuitivo da unicidade de Deus que se apresenta Eu sou. (cf. Ex 34,4b-6;8-9)

Na carta de Paulo aos Corintios nos chama atenção para proximidade de Deus para com a humanidade. E Ele permanece conosco pela graça, paz e comunhão. Aqui vemos Paulo saudando os irmãos em nome da Trindade Santa. Nós fazemos isso em todas as nossas celebrações eucarísticas quando o presidente da celebração diz
"A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco".  Cada pessoa da Santíssima Trindade tem uma função: o Pai é o amor que tem a iniciativa para trazer a salvação, a felicidade e a eternidade a todos. O Filho é que realizou a salvação através da sua obediência até a morte de cruz e O Espirito Santo é a força que vem do Pai e do Filho na comunidade que se reúne. Desde sempre somos marcado pelo Batismo e não pode ter outro Batismo se já fomos Batizados. Engana-se quem pensa que pode ter outro batismo para aquele que já foi batizado.  (2Cor 13,11-13)

O evangelista João nos fala que Deus revelou-se no mundo através do seu Filho. E é em Jesus que temos o encontro com Deus. Quem crê no Filho já é salvo, pois abra da salvação é de Deus Pai realizada em Cristo. Notamos que Deus ama o mundo a onde está o homem e Deus Pai deu seu Filho único não para julgar o mundo mas para salvar a humanidade. Se acolhemos Jesus já somos salvos. Nós somos todos uma família de Deus e nela somos todos irmãos e irmãs. Se o mundo vai mal, se a violência golpeia e a maldade reina através da corrupção, miséria, escravidão não é obra de Deus mas da criatura que não quer fazer aliança com Deus. Se convertemos com certeza o mundo vai ser melhor. (Jo 3,16-18)

Hoje assistimos uma grande individualização, uns pouco com muito e com bom acesso de saúde e situação social enquanto que milhões ficam sem auxílio na saúde, na economia e na vida. Essa pandemia mostrou a cara do egoísmo da humanidade e da falta de recurso nas coisas mais essenciais da vida. Milhões estão morrendo e há alguns poderosos insensíveis diante da dor e da morte de muitos, estão mais preocupados com a economia do que com a vida,

Que esta liturgia nos ajude a ter mais consciência de pertença na família trinitária de Deus e que possamos viver em comunidade onde todos tem vez e voz. E que renovemos as nossas promessas batismais para sermos de fato filhos e filhas de Deus. Que a mesa da Palavra e da eucaristia nos ajudem a entende e vive a fraternidade com todos.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.