O Coração de Jesus transborda de amor ao ser humano


Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Ao lermos a palavra de Deus e vemos a palavra do coração mencionado várias vezes. Se observarmos bem são 853 vezes que se relata a palavra coração no Antigo Testamento 156 vezes no Novo Testamento.

Coração de Jesus que tanto nos amais - Comunidade Católica ShalomA ideia do coração é dado ao local do pensamento, das paixões humanas de variados sentimentos. Devido a isso nós remetemos também a atitude do coração em Deus. Deus ao criar-nos colocou um coração de carne que pulsa para a vida. É o sentimento que brota nele no amor porque quem ama está em Deus, e é por isso que não podemos endurecer os nossos corações porque se fizermos isso vamos separar de Deus e dos irmãos e irmãs. O coração de Deus foi e é no Cristo que vive para sempre nas eucaristias que celebramos, na Palavra que ouvimos e no dia a dia em que vivemos.

No livro do profeta Ezequiel nos mostra Deus como um bom pastor que sempre está ao lado do seu rebanho e nos cuida com grande carinho. Deus é amor , e é  um amor infinito a onde cabe todos nós. (cf. Ez 34,11-16)

Na carta aos romanos nos dá a ideia para que confiemos sempre em Deus, pois Ele nos amou, mesmo quando ainda éramos pecadores, mas agora tem uma valor a mais pois fomos resgatado e justificados no sangue precioso de Cristo derramado na cruz por toda humanidade, (cf. Rm 5,5-11)

O evangelista Lucas nos mostra Deus que sempre está atento ao seu rebanho, principalmente quando uma ovelha se perde. Ele não se conforma e vai atrás até encontra-la e a traz nos ombros e tem uma grande alegria de ter a encontrado.

O coração de Jesus foi transpassado pela lança do soldado, ali saiu água e sangue. Nesse coração está a forma completa de doação ao homem para que ele volte e seja feliz no Reino de Deus que preparou para todos nós. Ao contemplarmos o coração de Jesus nós estamos contemplando o amor infinito de Deus por toda humanidade e que ela retorne a esse amor que produz justiça e vida. (Lc 15,3-7)

Que a liturgia em honra ao Sagrado Coração de Jesus nos anime na vida de comunidade e que possamos sentir a presença dele no seu coração misericordioso dizendo sempre: eu confio em vós!!!. Tudo por Jesus nada sem Maria.

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.