Vamos buscar o Reino de Deus como tesouro, como uma perola rara e uma pesca boa


Estamos na metade do ano litúrgica da Igreja, nesse domingo ela nos convida a pensar mais e refletir quais os valores que são importantes e principais da nossa existência nessa terra. A pandemia que estamos vivendo tem nos incomodado muito em muitos aspectos como sociais, religiosos, econômico, políticos e psicológico do nosso tempo.

A reflexão deve ser ampla, mas devemos olhar na perspectiva teológica da nossa humanidade no plano salvífico de Deus para poder dar sentido do nosso viver e de tudo que queremos e de tudo que temos no campo material e intelectual.

A liturgia bíblica desse 17º Domingo do Tempo Comum pode nos ajudar muito no tocante da dimensão do ser no questionamento o que eu sou, para que eu estou aqui e para onde vou.

No livro da Sabedoria nos vai mostrar um tesouro valioso que é a sabedoria. Aqui narra a ida de um jovem Rei de Israel que vai ao Templo, lugar sagrado que ajuda a termos contato com Deus. Nesse lugar foi construído por Moises para seu um local de oferecimento de sacrifício ao Senhor. Hoje sabemos que no templo cristão da Igreja Católica é o lugar do Sacrifício imolado continuamente de Cristo por nós no Pão da vida, que é o seu corpo e o vinho revigorante que é o sangue precioso de Cristo. 

Deus quer que nós sejamos ofertas vivas de vida aderida a Ele na sabedoria do agir como fez Salomão que para governar pediu um tesouro incalculável. Em sonho, ele ouviu Deus dizendo para ele pedir o que quiser pois seria dado. Salomão pede sabedoria que vem de Deus, não pediu valores efêmeros desse mundo que é riqueza, poder e ostentação. Deus agradou desse pedido e lhe deu o que foi pedido e mais ainda, por acréscimo riqueza, família e poder.

A sabedoria ajudou ele saber faze o bom uso das outras coisa que iam por vir no seu reinado. Isso é a prova que Deus escolheu ele para ser um testemunha que o fundamento de tudo é Deus. (cf. 1Rs 3,5.7-12)

Hoje o mundo pede tudo, procura tecnologia, usa o poder de toda ordem nas suas ideologias políticas, sociais e religiosas que muitas vezes esquece que a sabedoria vem de Deus e ela é a serviço do bem comum de todos.

Na carta aos Romanos nos deparamos que há etapas para a salvação, pois sabemos que Deus cuida de cada um de nós e nos faz merecedor da graça de salivação. A nossa vida é marcada pela presença de Deus, pois “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Assim=m somo chamados e contemplado por Jesus a participar da sua gloria. Cabe a nós estamos sempre com Ele. (cf. Rm 8,28-30)

O evangelista Mateus nos  apresenta a conclusão do 3º discurso de Jesus com as três parábolas: O tesouro, a Perola e a Rede. O que Jesus quis dizer com essas parábolas?  Ele quis nos falar sobre valor do Reino de Deus, pois ele deve ser buscado como um tesouro valioso, como uma pérola rara que a pessoa sempre procura com determinação e a pescada em busca de peixes bons e grandes para ter valor na venda.  

Dessa maneira que devemos fazer das coisas passageiras que temos, mas buscar o que é valioso como algo importante para nós, assim devemos querer e buscar os valores do Reino a onde um dia vamos tomar posse definitiva no céu, mas isso já começa na nossa existência e na nossa  trajetória humana nesse mundo. 

Precisamos ter persistência, fazermos renúncia de algo não importante e buscarmos com urgência os valores do evangelho que é amor, união, perdão, partilha, solidariedade e fraternidade com todos para que possamos ter uma alegria plena. Se estivermos com Cristo, com certeza, vamos valorizar cada ato humano com visão coletiva, humana e cristã. Se estamos com Cristo e essa certeza ale tudo que temos pois é a conquista de auto recompensa pois ela nos traz a vida eterna em Deus. (Mt 13,44-52)

Que esta liturgia nos ajude a priorizar em nossa vida o Reino de Deus e trabalhar, construir e fazer acontecer já as maravilhas que Deus nos predestinou sempre para que cada um de nós fossemos felizes e realizados nessa vida e na eternidade para sempre.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!
]
Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha






Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.