Há um Rei no universo que reúne os justos



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando a Solenidade de Cristo Rei do Universo e com ela terminamos o ano litúrgico da Igreja. Celebrar a liturgia da Igreja é celebrar os principais mistérios de nossa Fé.

Iniciamos com o advento no ano passado, passamos depois celebrar o Natal, entramos no tempo comum, em seguida veio a quaresma, semana santa, a Páscoa e logo entramos novamente no Tempo comum, que agora chega ao fim.

Devido a pandemia não tivemos a semana santa, mas isso não nos impediu de celebrar a fé. Na intimidade de nossa casa ficamos em comunhão com a Igreja pela internet on line. Esse momento está sendo de aprendizagem e reflexão para todos.

A liturgia bíblica deste domingo nos fala de um Rei e do seu reino. Hoje sabemos que o Reino de Deus já é um fato entre nós, pois Jesus semeou entre nós esse reino de amor e de justiça. Os seus discípulos são chamados a edificá-lo no mundo. Tudo terá um tempo definitivo que há de vir. Podemos dizer que o Reino de Deus será plenificado na eternidade.

Aqui vamos ver nessa Liturgia os três aspecto que confirma a realeza de Cristo. As qualidades são: Rei Pastor, Rei Soberano e Rei Justo.

No livro de Ezequiel nos fala do Rei Pastor e esse é reconhecido pela atenção e zelo pelas suas ovelhas. Esse pastor não deixa perder nenhuma ovelhas a Ele confiadas. Esse rei entra em contraste com os anteriores que mataram, perseguiram e deixaram o povo em desgraça.

Por causa desses maus governos fizeram com Israel muitas vezes foram para o exilio e destruição de Jerusalém. O profeta Ezequiel dá esperança ao Povo que vira um Rei Pastor que resgatara esse povo e tirara da escravidão. Isso é uma esperança que vai brotar no coração do Poro que mostra que Deus sempre fiel a sua aliança. É bom salienta que essa profecia se tora plenamente realizada em Cristo. (cf. Ez 34, 11-12.15-17)

O Salmo 23 nos mostra de modo admirável que as ovelhas confia no seu Pastor que cuida e zela todas para que nenhum inimigo atrapalhe ou tire a vida delas.

Na primeira carta ao coríntios, Paulo apresenta Jesus como um Rei Soberano, que é vencedor da morte e do pecado, permitindo a todos a salvação. Assim Ele estabeleceu uma realeza universal. O senhorio de Jesus é Rei universal, a verdadeira sabedoria e tem uma Realeza que foi marcada na coroa do sacrifício da Cruz para salvar toda humanidade. Seu trono é a cruz, a sua coroa é de espinhos e se queremos seguir Jesus devemos trilhar o caminha da cruz de Jesus. Ele está vivo e ressuscitado como primícias de toda humanidade. (cf. 1Cor 15,20-26.28)

O evangelista Mateus nos apresenta Jesus como Rei Justo, que julga o tempo todo as nossas ações no mundo e não precisa esperar um julgamento no final dos tempos. A parábola que Jesus fala a todos nós é para saber que Ele sabe quem é justo e injusto nesse mundo. Ali ele é o pastor que separa as ovelhas das boas e ruins. Ele não julga e nem condena as  pessoas , pois Ele sabe discernir os justos e os injustos.

É a pessoa que se julga e se condena ao confrontar com seus atos que fazem no mundo. Aqui podemos dizer os atos de não misericórdia para com os outros, a falta de amor e solidariedade com os mais necessitados, a avareza que não deixa ter o pão na mesa dos pobres, a insensibilidade para moradia que falta a muitos, a precariedade de vida e saneamento que não chega as periferias de nossa cidade.

Tudo isso somado com as ostentações dos ricos e a prepotência dos governantes que que não deixam que as pessoas partilham os bens dessa terra.

Aqui vemos os bons estarão com Cristo no céu e os maus serão apartados dos bons porque foram eles que quiseram isso e não Deus. Deus é fiel e justo. (cf. Mt 25,31-46)

Que esta liturgia desse domingo nos faça pensar e refletir as nossas atitudes no mundo e se estamos agindo bem, podemos celebrar Jesus Rei do Universo e sempre pedir a misericórdia e procurar ser justos e bons nesse mundo para a realidade de morte se transforma em vida abundância para todos.


Tudo Por Jesus nada sem Maria!!!

 Teólogo Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.