Todas as vidas importam

 


Queridos irmãos e irmãs, todos são filhos de Deus e formamos uma família que é amada por Deus. Nada se justifica o ódio pelas pessoas por raça, por religião, por posição política, por opção e escolha sexual da pessoa. Assim todas as vidas humanas foram e são criadas a imagem de Deus da vida. Fomos criados para cuidar um do outro e do planeta terra, e tudo que se produz é para a sobrevivência humana e de tudo que existe.

Cada vez que vemos mortes, violências e toda forma de preconceito à pessoa humana nos faz aniquilar e diminuir como ser humano. A vida é o maior dom e valor que temos. E devido isso, a vida deve ser preservada na forma de respeito, de educação para todos, justiça igual a todos, e também promoção da saúde, saneamento, salários que dão dignidade e sobrevivência a pessoa humana.

Temos a urgência de acabar as diferenças entre pessoas em todo lugar do mundo. Quando somos confrontados com a Palavra de Deus, vemos que Deus ama as atitudes de misericórdia, de perdão, de compreensão, solidariedade e fraternidade que eleva a pessoa na sua dignidade de filhos de Deus. Deus não vem condenar o homem, mas quer salvá-lo.

Quando vemos a passagem do Evangelho que fala na Parábola da sua vinda, cheio de gloria e poder, para julgar a humanidade. Esse julgamento já foi feito pelas nossas escolhas e atitudes que fazemos no mundo. Quando lemos que Jesus separa o rebanho, que somos todos nós, colocando uns de um lado os bons e do outro lado os maus, verificamos que os bons são todos aqueles que olham e fazem gestos de dar o que comer aos famintos, vestimentas aos nus, visitas e cuidados aos doentes e presos, em fim todo gesto a favor da vida, e esses são reconduzidos ao Reino dos céus dos justos. Entretanto os que não são misericordiosos, que não são compadecidos com os mais pobres e desfavorecidos e ainda descriminam as pessoas por raças, por religião, por questões sociais e políticas tem um destino longe da felicidade e eternidade no céu.

Cada dia que vivemos, somos chamados a ser melhores do que fomos ontem, procurando a estrada do bem e promovendo a paz, a compreensão e dialogo para encontrarmos sempre o equilíbrio que leva o entendimento para construirmos uma sociedade fraterna e igualitária onde reina a justiça e a vida em abundancia para todos.

Logo viveremos o clima de natal, que é celebrar a vinda de Deus na forma de uma criança que vem até a nós. Infelizmente, naquela época, não houve lugar para Jesus nascer, mas foi encontrada uma gruta com uma manjedoura que enobreceu esse abrigo quando Jesus menino foi colocado lá. Isso deve levar a nós uma reflexão e uma tomada de consciência que devemos mudar de atitudes e gestos no mundo para atender e acolher os que estão marginalizados nesse mundo como os pobres, os refugiados e os doentes de toda ordem. Essa pandemia nos mostrou e nos mostra que somos frágeis e ela atinge a todos, isto é, tantas pessoas em condição desfavorecidas como também aos governos afortunados e desenvolvidos são frágeis. Tudo isso é para cada um pensar e fazer uma reflexão para defender e promover melhorias na educação, na condição de vida e saúde de nossa população e também o modo em que vivemos e desfrutamos as coisas nesse mundo.

Que possamos sair melhores, procurando viver a fraternidade universal, mostrando que somos todos humanos em uma casa de todos que devem ser protegidos tanto a vidada humana, dos animais e do meio ambiente. Assim todas as vidas importam.

Teólogo Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.