O Sim de Maria permitiu que o Filho de Deus viesse ao mundo




Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste  domingo o 4° domingo do advento e já estamos próximo do Natal. Durante o advento, preparamos pela volta de Cristo que virá pela segunda vez com autoridade e gloria.

Agora vamos celebrar o Natal e a figura de Maria torna-se para nós exemplo de fé, esperança e amor. Ela é a nossa companheira de caminhada rumo a terra celeste. Ela é importante porque Deus quis através do seu sim tornar a mãe do seu Filho que é nosso Salvador. Se Deus quis depender dela no seu sim, então é seguro que a gente pode contar com Maria para ser a nossa intercessora junto a Deus. Isso é claro e normal.

Jesus vem até nós sempre em nossos corações, tornando morada para que possamos estar sempre em sintonia com Ele. Através do sim de Maria ela tornou o primeiro tabernáculo vivo do Senhor.

A liturgia bíblica nos dá uma visão certa para que possamos prosseguir nessa jornada na terra juntamente com nossos irmãos de comunidade e no mundo em que vivemos.

No 2° Livro de Samuel nos mostra que o Rei Davi queria construir uma morada para Deus aqui na terra. Ele não conformava em morar em um Palácio luxuoso enquanto a presença de Deus se dava em uma simples tenda, aonde estava a Arca da Aliança. O profeta Natã confirma essa intenção de Davi. Deus promete uma dinastia permanente e essa está confirmada em Jesus Cristo que tornou o verdadeiro Templo. Agora Jesus é o templo vivo. (cf. 2Sm 7,1-5.8b-12.14ª.16)

Na Carta aos Romanos temos esse Hino de Louvor a Deus, pois foi Ele que preparou um plano de Salvação que foi realizado em Cristo para toda humanidade. Deus não exclui ninguém. Para obter a salvação de Deus é preciso da nossa adesão a Jesus como Senhor e Salvador. (cf. Rm 16,25-27)

O evangelista Lucas nos mostra o anjo Gabriel anunciando que ela foi escolhida por Deus para ser a mãe do Senhor, mas precisava do seu sim sincero. Ela estava cheia de graça e pode responder ao anjo, enviado de Deus, aceita a ser a mãe de Jesus e desse modo tornou-se a nova Arca da Aliança, morada e tabernáculo de Jesus no mundo.

É a maravilha de Deus acontecendo. O nosso solo tornou habitação de Deus menino. Embora o povo esperava um rei poderoso, rico e cheio de poder, mas Deus faz tudo isso na cama pobre, isto é, na manjedoura acolhedora e o lugar simples se tornou reluzente e de um luxo não imaginado porque tornou-se o lugar da primeira morada de  Deus Menino. O que dá poder, dá riqueza e luxo é a humildade, a pobreza que se abre a Deus e poder  se faz através do serviço a todos.

A alegria da vida de Maria é ser a serva que obedece a Deus como filha obediente que não se deixa morder pelo mal como foi a de Eva. Ela é a criatura ímpar de Deus e preferida por Ele por ser dócil, obediente e missionaria da presença de Deus nela e até hoje para todos nós. Ela nos ajuda não sair do caminho porque é a mãe de todos nós. (cf. Lc 1,26-38)

Que esta liturgia nos ajude a abrir o nosso coração na singeleza de gestos que acolhe Deus em todas as circunstâncias.

Feliz Natal e que Jesus esteja em todos lugares dando esperança, consolando os aflitos e dando a paz que dura para sempre. Amém.

 Tudo por Jesus nada sem Maria

 Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.