É Deus que dá a vida nova e eterna



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o 5º Domingo da Quaresma e vamos entrar na última semana da quaresma de preparo para a Pascoa do Senhor que é a nossa expectativa da nossa Pascoa futura. Nós desejamos estar com Deus e querendo a vida nova e terna que não acaba nunca. Jesus é a ressurreição para todo que Nele crer e for batizado.


A liturgia nos dá um itinerário para chegar a ser cristão. Sabemos que o dom de Deus vem pela agua viva. E ainda a iluminação que vem da ressureição que Jesus nos traz no Batismo.

O profeta Ezequiel anuncia a vida nova para todos. O Povoo de Deus estava na babilônia, tinha uma vida de escravidão e de morte. Aqui entra o profeta para dar esperança nova para o Povo. O momento de desespero e de não ter solução para o povo, vem a profecia que reanima o povo de Deus. É a esperança alimentada pelo profeta que diz que Deus nunca abandona o seu povo. A visão do túmulo a onde os ossos ressequidos é a forma de uma realidade nova que adquire carne e vida numa nova libertação-. Ele anuncia a libertação daquela escravidão que não deixa o povo livre.

Hoje nós vivemos uma realidade de morte, vícios, maldades e violência, a onde o povo sofre pelo autoritarismo e arrogância dos poderosos que exploram os pobres. Tudo parece que o pode dos maus vencem, mas nós temos um Deus que zela e está atento com os nossos sofrimentos. Só devemos ter a fé viva e acredita que o bem vence o mal. (Ez 37,12-14)

Na carta de Paulo aos romanos temo Paulo que nos faz lembrar e não esquecer que o espirito de Deus ressuscitou Jesus e o levou na sua gloria eterna. Jesus é a nossa razão de viver e trabalhar para o bem. Assim a ressurreição de Cristo que vamos celebrar na Vigília Pascal, e esta é a nossa certeza que vamos ressuscitar com Ele para a vida nova e terna. Foi no nosso Batismo que somos agraciados do dom da vida eterna, e é por isso que devemos viver conforme a graça de Deus que foi colocado em nós como uma marca indelével. Não devemos afastar de Deus nunca. (cf. Rm 8,8-11)

No evangelho de João nos mostra Jesus como o Senhor da vida. Veio a noticia a Jesus que Lázaro estava doente e parece que Jesus não se importou com isso apesar que Ele é grande amigo dele. Os apóstolos estranharam esse comportamento de Jesus para com a situação de Lázaro doente.  Jesus fala a eles, não se preocupam essa doença não vai trazer a morte para ele, dizendo ele está dormindo jesus ainda fica dois dias com os seus discípulos e depois vai a casa de Lazaro. Marta vai ao encontro de Jesus e diz que lazaro morreu, então Jesus chora de compaixão a elas e sente a morte de Lázaro. Jesus as conforta, dizendo que ele é a ressurreição e a vida e vai ao túmulo e o extraordinário acontece, pois Jesus ordena para que Lázaro saia do túmulo e ele obedece e sai. A vida acontece de novo para provar que depois da Ressureição Jesus a morte não vai ser a última palavra pois quem crê em Cristo vai ter vida nova e eterna em Deus. (Jo 11,145)

Queridos irmãos e irmãs, se estivermos unidos a Cristo na sua Palavra que salva e na eucaristia que nos sustenta na caminhada, e ainda  vivendo em comunidade, sem buscar ostentação e privilégios, mas servir aos mais necessitados e humildes, nós vamos já saborear a vida em Cristo que é nova e eterna para sempre com Deus e como todos que amaram e serviram a Deus nesta vida terrena, tendo uma vida de santidade com gestos e de boas obras. Amem

Tudo por Jesus nada Sem Maria. Servus Christi semper!

iesus est resurecti et vita. Qui credit im eum, habet vitam  aeternam.

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.