Iniciamos a Semana Santa com Ramos nas mãos



 
Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo, o Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a memória da entrada Triunfante de Jesus, montado num jumento em Jerusalém e saudado pelo povo com ramos de oliveira, gritando alegre Hosana ao Filho do Rei Davi. Este momento da celebração é de festa e de alegria. É o nosso gesto de fé em Cristo e compromisso com Ele.

Inicia-se a Semana Santa com a leitura da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A liturgia nos reserva dois momentos, um do triunfo e outro da humilhação e martírio. O que mais chama a nossa atenção é que Jesus é o príncipe da Paz, mas o poder é o da guerra às ideias e gestos, condenando a morte a Ele, em um julgamento injusto e triste.

No livro do Profeta Isaías, temos a figura do servo sofredor, para  a Igreja Primitiva e para nós é o Cristo que sofre, que  é perseguido, mas Ele é fiel a Deus Pai e na sua obediência que  nos traz a salvação. É o cordeiro que se entrega por todos nós. Hoje precisamos ter mais fé e colocar-se na mão de Deus que tudo pode. (cf. Is 50,4-7)

Na carta aos Filipenses temos um lindo hino Cristológico, pois Crist é a razão de tudo que existe, nada é sem Ele. Ele é Deus e se despojou de toda a sua condição, vindo a nós, nos ensinando o verdadeiro caminho e ainda se deixa morrer, sofrendo o martírio da cruz para nos salvar. Ele é o modelo da obediência. O que é o fracasso para o mundo se torna a vitória diante dos poderosos de todos os tempos. O mal nunca vai prevalecer. (cf. Fl 2,6-11)

O Evangelista Mateus narra para nós a Paixão e Morte, um relato da maldade do homem que não aceita que o amor se propague. Jesus passou fazendo bem, levou a boa nova aos excluído, curou os leprosos, os aleijados a andarem, ressuscitou os mortos, recuperou a visão de muitos e levou esperança a um povo sofrido. Esses gestos de Jesus aterrorizou os poderosos daquele tempo com medo de perder o poder e ostentação.

Jesus só fez o bem e mostrou que é possível ser bom se acredita Nele e viver as bem-aventuranças. O mundo se abre ao amor verdadeiro. O seu sofrimento é uma lição para nós, quando há sentido nele. A glória da ressurreição será para todos com o seu sofrimento, morte e vida despojada.
Que possamos fazer a caminhada da semana santa com muita fé e propósito de sermos melhores para que a Páscoa seja algo real na nossa vida e dos nossos irmãos de caminhada.  Amém. Boa semana Santa para todos. (cf. Mt 26,14-27,66)

“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10, 45)



Tudo por Jesus nada sem Maria!
Servus Christi Semper!
Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.