Somos Filhos da Luz no mundo





Queridos irmãos e irmãs, estamos no 4º Domingo da Quaresma, continuamos com a catequese batismal. Hoje o tema da nossa liturgia é a luz. Essa luz é importante pois ela nos permite ver. A cura do cego é algo extraordinário que Jesus fez na fé do cego. Ter luz e irradiar luz é importante neste mundo para os  que estão na escuridão do erro e do pecado.

As leituras deste domingo nos permitem fazermos um mergulho e entrarmos na luz da fé e ainda nos tornamos portadores dessa luz que foram acesas na Liturgia no Sacramento do Batismo.

As Leituras nos lembram a Luz da fé recebida no Batismo.  Devemos viver na luz de Cristo que nos ilumina por completo.

No livro de Samuel vemos Davi sendo ungido com óleo e torna-se rei conforme a vontade de Deus. No nosso batismo somos ungidos, tornamos reis em Cristo para servir a todos. (cf. 1Sm 16,1b.6-7.10-13a)

Assim podemos dizer que somos filhos da Luz. Paulo nos exorta neste sentido para que possamos viver irradiando a luz de Cristo em todos os lugares e ainda a caminhar na Luz de Cristo rumo ao céu. Nós não somos cidadãos deste mundo, mas cidadãos do Céu com Deus para sempre. (cf. Ef 5,8-14)

O evangelista João narra para nós a cura do cego. Jesus coloca barro nos olhos do cego, pois o fez ver, isto o que  quer dizer para nós ? A resposta é simples e firme que nos orienta para Jesus, que é a luz do mundo que nos tira das da escuridão que não nos deixa sermos livres.

 A cegueira acaba, pois é recuperada a visão e o mais importante disso vem a fé que este homem tem a partir de agora em Jesus. Agora o cego tem a luz de Cristo e sua vida e o torna missionário dele também. Nós devemos ser assim, pois o Batismo nos cura e nos dá fé em Cristo e ainda nos habilita para que sejamos irmãos uns dos outros para que  juntos caminhemos na luz da fé para a eternidade no reino de Deus que nunca acaba.

É interessante falar que antes de Jesus curar o cego, os discípulos perguntaram a Ele, se esse homem é assim porque é pecador, mas Jesus responde:  "Nem ele, nem seus Pais pecaram..." .

Jesus não fica só na palavra solta, mas age curando o cego. Jesus faz barro com a sua saliva e coloca nos olhos do cego e o manda para se lavar na piscina de Siloé.

A cura acontece no processo que tem a cooperação do cego. E foi para lá banhar-se conforme Jesus tinha falado e ainda deveria mostrar-se aos sacerdotes do templo para atesta que tinha recuperado a sua  visão, que é uma cura e milagre pois ele era cego de nascença. No processo da cura ele caminhou no crescimento da fé e ainda o fez se tornar uma   testemunha de Cristo. Assumiu que a cura é de Cristo que ele confiou todo caminho para ter a luz plena. (cf. Jo 9,1-41)

Irmãos e irmãs, precisamos caminhar na fé na comunidade, crescer nela e assim sair de uma situação de escuridão para a luz de Cristo que irradia em nós uma vivência coerente na comunidade cristã. Portanto, devemos deixar que essa luz do alto tome conta de todo nosso ser. Nunca devemos temer as opiniões de outros que relativizam a fé e ainda querem tirar o poder de Deus na cura em nossas vidas.

 Que a Páscoa seja celebrada na fé em Cristo, que é a luz perfeita, que não nos deixa escravos dos sistemas e estruturas deste mundo. São Jose, rogai por nós. Amém

tudo por Jesus nada sem Maria. Servus Christi semper !
Christus est lux mundi!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.