água que sacia sempre e é eterna




Queridos irmãos e irmãs, estamos no 3º Domingo da Quaresma e continuamos no itinerário para a páscoa, então precisamos fazer penitência e converter para Deus. Na Igreja primitiva o batizado se dava no Sábado Santo ou melhor na Vigília Pascal. É neste contexto de três dos domingos antes da Páscoa,  a liturgia se coloca no tema Batismal através do símbolos da água no episódio do diálogo com a samaritana, a  luz na cura do cego e ressurreição de Lázaro.

Na nossa liturgia de hoje é à água que renova, limpa e transforma.

No Livro do Êxodo, o povo estava no deserto e sentiu sede e pediu agua dizendo: Dá-nos água para beber. Deus intervém e dá água que jorra na Rocha do Horeb. Aqui Moisés dá água ao seu povo, mas a água da vida se dará com o Espírito Santo. Deus renovando a vida da humanidade no Batismo. Somos batizados em Cristo e tornamos filhos e herdeiros do céu em Cristo. (cf. Ex 17,3-7)

Na carta de Paulo aos Romanos, vemos Paulo que resume a fé da Igreja no dom da água viva que jorra em cada cristão em Cristo. Somos saciados plenamente em Cristo que nos salva e nos deixa livre para caminhar com Ele e com os irmãos na comunidade rumo ao céu. (cf Rm 5,1-2.5-8)

O evangelista João nos mostra a cena do poço a onde Jesus se assenta pois estava cansado, mas aparece a Samaritana com balde vazio para pegar água. Ela tinha um coração vazio pelos revezes da sua vida. Jesus quebra toda regra e preconceito, pois pede água a uma mulher samaritana e de uma religião diferente. É algo novo que devemos refletir para os momentos de hoje. A mulher isso estranho porque Jesus é judeu e ela samaritana e apóstolos acharam também porque Jesus estava conversando com uma mulher que não conhecia. Há um intercâmbio do verdadeiro amor.

A mulher já teve 5 maridos e o que tinha agora não era uma situação lícita, mas Jesus pede a água para mostrar que Ele pode dar água viva que não acaba que é o amor. Jesus é a fonte que sacia todos os tipos de sede. Ela reconhece e aceita Jesus que é a fonte que não acaba. É uma adesão consciente e que traz vida nova.

 Agora o velho balde que traz angústia e vazio não vai mais precisar na sua vida pois Jesus dá os motivos para ela viver feliz. Ela torna-se uma discípula que sai correndo para falar aos outros que encontrou o Cristo que é a razão da nossa vida. Jesus não é para ela um qualquer judeu viajante, mas o Senhor da vida. (cf.Jo 4,5-42)

Não podemos ficar presos ao poço que é um depósito de esperança passageira, mas devemos buscar o poço de água  viva que satisfaz cada um de nós plenamente.

Assim como o poço é o lugar de encontro, agora vamos ao poço que é a Igreja para termos água viva que nos satisfaz sem nos deixar com sede, pois é o próprio Cristo que nos dá o pão que satisfaz e a sua Palavra que nos enche plenamente.

Que esta liturgia nos ajude a viver e buscar o verdadeiro sentido da nossa vida e é em Jesus que salva a nossa vida em nossos sentidos. Vamos confiante para celebrar a Páscoa do Senhor. Jesus nos dá sempre água viva e que possamos crescer no amor.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!! Servus Christi semper

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.