A vigilância e a fé são importantes



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o 19º Domingo do Tempo comum. A igreja nos convida a ter fé vigilante apesar deste mundo ser violento e nunca perder as forças na fé em Deus e não desanimar. O nosso Deus é fiel e ele está conosco sempre como antigamente e está conosco até hoje. Se tivermos a Palavra de Deus no nosso coração e é ela que vai nos direcionar a Jesus que nos diz: “não tenhais medo...”. Deus está presente em todos os lugares.

 No livro da Sabedoria (Sb 18,6-9 nos recorda e nos fala para os dias de hoje. Israel fez a experiência de Deus no êxodo, Deus presente na libertação do Povo no Egito. O povo de Deus recordava os feitos do Deus libertador para não esquecer que pode superar todas as dificuldades e desafios naquela época e hoje também.

A Noite da libertação houve luto e extermínio para o Povo egípcios. Por não obedecer vários alertas que Moisés fez a Ele, por fim os primogênito e o filho foram dizimados pela morte. Os judeus tiveram a liberdade e alegria de passar pelo Mar Vermelho, pois Deus os acompanhava com uma coluna de fogo e os iluminava enquanto os egípcios estavam na escuridão.

O passado vivido não se pode esquecer, pois é nele que podemos ter esperança e nunca deixar de lado isso. É muito importante para não percamos a esperança e fé por Deus é presente na nossa história humana. A marcha libertadora é marcada pela aliança que Deus faz com seu Povo em Moisés.

Na carta aos Hebreus (Hb 11,1-2.8-19) temos os modelos de fé das pessoas na história da nossa salvação. Essa fé alimenta a esperança de podermos caminhar nesta terra rumo ao céu. Aqui seguem alguns exemplos de fé do povo de Deus:  Pela fé, obedeceu a Deus, deixa a pátria e parte para o desconhecido..., Pela fé, acredita ter um filho, apesar da idade avançada..., Pela fé, aceita a ordem divina de sacrificar Isaac, pela fé, caminhou pela vida como peregrino, sem desanimar, de olhos postos na pátria definitiva.

Se tem fé as dificuldades não será motivo de desanimar e ficar parados no caminho sem ter a esperança de dias melhores. Mesmo que pareça impossível, a fé remove montanhas, pois Deus é fie, como foi para Abraão e Sara no passado, dando Isaac e uma descendência sem fim.

No Evangelho (Lc 12,32-48), vemos Jesus no Caminho de Jerusalém e os apóstolos que estavam com Jesus tinham medo ainda tinha pouca fé. O contexto histórico era hostil ao projeto de Deus trazido por Jesus. Jesus afirmava que o Reino de Deus vem porque é obra do Pai disse Jesus. Jesus afirma: "Não temais, pequeno Rebanho, porque é do agrado do Pai dar a vós o Reino". Jesus ainda os exorta: "Vigiai... o Senhor pode chegar quando menos esperamos."

Então Jesus nos fala de três parábolas para que possamos ficar atentos e abertos na fé. São elas: "Felizes dos empregados que o senhor encontra acordados quando chegar. Em verdade vos digo: se cingir, os fará sentar-se à mesa e os servirá"; O Ladrão que chega de surpresa é como a vinda do Senhor que vem no fim de nossa existência. O ladrão pode vir, mas devemos estar vigilantes para que eles não nos roubem e por fim o administrador fiel que vai cuidar dos bens do padrão, pois não sabe a hora que ele chega.

Tudo isso é para nós ficarmos atentos e ter fé firme em Cristo para que saiamos do caminho que nos leva ao Pai. Jesus é o caminho, a verdade e a vida e somente Ele nos leva ao Pai.

Hoje celebramos o dia dos pais, uma vocação importante que Deus nos dá a cada pai para que possa com a graça de Cristo educar os filhos na religião e nos preceito que está na Igreja dada por Cristo por ser sinal da sua presença espiritual na Palavra e na Eucaristia. Parabéns a todos os pais.

Que esta liturgia nos ajude a não perder a fé e nem ficar desatentos neste mundo para que Deus esteja presente na vida de todos.

 Tudo por Jesus nada sem Maria!

 Servus Christi semper!!!

 Jose B. Schumann Cunha

Next
This is the most recent post.
Previous
Postagem mais antiga

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.