Assunção de Maria é a certeza da nossa nova realidade no céu
Queridos irmãos e irmãs em Cristo. Estamos celebrando o 21 º Domingo do Tempo comum. Neste celebra a Solenidade da Assunção de Maria aos céus. Passado o tempo terreno, Maria adormeceu no Senhor. Ela foi levada ao céu de corpo e alma. Ela não sofreu a corrupção do Corpo devido ao pecado original, porque ela foi concebida sem pecado para poder ser a mãe de Cristo que não teve pecado apos nascer.
Se ela tivesse pecado, então podia passar esse pecado para Jesus, pois Jesus teria pecado, então Jesus nasce de Maria cheia de graça e sem pecado. A igreja desde os primórdios acreditava nisso. Maria está sem pecado e foi assunta aos céus. Isso é uma verdade de fé. Se Deus queria assim quem somos nós para dizer o contrário.
Dia 01/11/1950 o Papa Pio XII declarou o dogma da imaculada conceição. Temos quatro dogmas marianos: Maria, mãe de Deus, Perpétua virgindade de Maria, a imaculada Conceição e a Assunção de Maria. É questão de fé católica. Assim está na constituição “Munificentissimus Deus no qual assim diz: "Depois elevar a Deus muitas e repetidas orações e invocar a luz do Espírito da Verdade, para a glória de Deus Todo-Poderoso, que deu à Virgem Maria a sua peculiar benevolência; para honra de seu Filho, Rei imortal dos séculos e vencedor do pecado e da morte; para aumentar a glória da mesma augusta mãe e para a alegria e felicidade de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos apóstolos Pedro e Paulo e nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o percurso de sua vida terrestre, foi elevada em corpo e alma à glória do céu ".
No livro do Ap (11,19a;12,1-6a.10a) nos mostra uma mulher vestida de sol com uma coroa de 12estrelas que estava sendo perseguida para matar o filho recém-nascido. Essa mulher na tradição é reconhecida como Maria que dá a luz o Cristo Salvador que governará com cetro de ferro.
Ele é o rei humilde sem ostentação e nem usurpa deste poder real. Ele ´servo sofredor que vai servir para todos até a morte de cruz como maior gesto de amor e doação de um Deus que quer nos livrar da escravidão do pecado que nos mata eternamente. Maria vence o mal e esmaga a serpente em vista do Cristo, a razão de seu viver.
Na 2ª carta de Paulo aos Coríntios (1 Cor 15,20-27) nos fala que Jesus é a primícias na sua ressurreição, pois cada um será ressuscitado quem for de Cristo. Maria foi a primeira depois de Cristo que seu corpo não foi corrompido pela morte, pois ela foi bem a bem aventurada de Deus que nasceu sem pecado pelos méritos de Cristo, nosso senhor e salvador. Maria é a nova Eva que já tinha pensado pelo nosso Deus, pois ela não foi seduzida pelo demônio e Jesus é o novo Adão que vai restaurar a humanidade inteira Nele em vista da nossa salvação.
No Evangelho de Lucas (Lc1,39-56) vemos Maria ir às pressas para a casa de Isabel, sua prima que estava grávida para ajudá-la. Ela caminhou às pressas pelas montanhas da Judéia na casa de sua prima. Assim que Maria saudou Isabel, esta ficou cheio do Espírito e disse: quem sou eu para receber a Mãe do meu salvador. A criança que estava no ventre de Isabel ficou alegre e ela cheio do Espírito Santo disse: Bem aventurada você que creu e Deus está fazendo maravilha.
Mesmo com esse elogio, Maria não se ensoberbece e canta o Magnificat. Maria é a serva humilde que vem servir a sua prima por três meses e volta para sua casa para completar o tempo de sua gestação. O mais importante é ter a fé, esperança e a caridade que se torna viva na presença de Maria, a peregrina que vem para servir. Somos pela Assunção de Maria é a certeza da nossa nova realidade no céu peregrinos de esperança, pois Deus é amor. Com Maria podemos todos estar um dia no céu pela graça de Cristo numa vida de seguimento do Cristo vivo.
Tudo por Jesus nada, sem Maria. Missionarius Christi semper!
Jose B. Schumann
Postar um comentário
Postar um comentário