Jesus Cristo, Nosso Rei a quem devemos adorar e seguir
Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus. Estamos celebrando neste domingo o último deste ano litúrgico do ano C é a solenidade do Cristo Rei do universo.
Ao olhar o mundo de hoje os reis e governantes estão longe do ideal e muitos estão desacreditados. Eles governam por ostentação e esbanjamento juntamente com mal uso do dinheiro público, deixando muitos sem o mais básico possível, saneamento péssimo e moradia digna com escassez para maior parte do povo.
Vamos honrar Cristo rei do mundo e do universo, tudo está nas mãos Dele
No 2º livro de Samuel (2Sm 5,1-3) vemos que Davi, escolhido por Deus foi ungido por Samuel reis de todas as tribos de Israel. Neste reino reinou por ele paz e justiça. É o símbolo do outro reino que vai se instalar permanente que é Cristo.
Os profetas prometeram que ia chegar um descendente de Davi e esse sonho deseja alimentar a esperança do Povo seria realizado plenamente em Cristo. Foi uma espera de séculos, mas Deus é fiel e mandou o seu filho e tornou-se rei pelo sangue na cruz pela obediência a Deus Pai.
O evangelista Lucas (Cl 1,12-20) nos apresenta a realização desta promessa e ela foi na cruz e ali o trono é a cruz. Essa cruz é sinal de salvação, a coroa é de espinho. No episódio da cruz, o bom ladrão reconhece a realeza de Cristo. A cruz para os homens é fracasso, mas para Deus é a vitória de um Deus que despoja tudo para salvar a humanidade. Há uma inscrição que perpetua por séculos: INRI.
No calvário Jesus é insultado pelos judeus e militares da época. Os súditos de Jesus são Maria e seus discípulos e também todos nós que somos batizados e cremos Nele como salvador que nos leva ao céu, o Reino definitivo.
As autoridades e o reino do mundo nunca vão se identificar com o Reino de Cristo Rei do universo que hoje celebramos com festa e júbilo. Como é o Reino de Jesus, a resposta é de amor, justiça, partilha e fraternidade. Onde está Cristo está a comunidade fiel que quer dar testemunho que Ele é único senhor de todos. Ele nos ensina a sermos servidor como Ele o fez.
A Cruz é sinal máximo de amor que se doa plenamente. Ela é o trono e a sua coroa é de espinho manchado com seu sangue salvador.
Na carta de Paulo aos colossenses (Cl 1,12-20) nos mostra o hino cristológico para ser gravado em nossos corações. A soberania de Cristo é atestada neste hino e afirma desde a criação e a redenção na cruz. Aqui é debato Cristo centro da nossa história e da nossa vida para sempre.
O Salmo 122 expressa a alegria dos peregrinos que sobem a Jerusalém
e encontram o Senhor. Essa é a realidade eterna e nós vamos ao encontro deste reino peregrinando aqui na terra rumo aos céus. Lá vamos eternizar a nossa vida Nele para sempre.
Assim diz o prefácio da missa da solenidade do Cristo nos afirma: "Seu Reino, Eterno e Universal, é o Reino da Verdade e da Vida, Reino da Santidade e da Graça, Reino da Justiça, do Amor e da Paz". (Prefácio)
Que esta liturgia nos ajude a aderir a Jesus sempre nesta vida, nas lutas diárias e no testemunho Dele na missão de uma Igreja de saída, tornando-se a esperança que salva.
Postar um comentário
Postar um comentário