Vigiai!", A vinda do Senhor
está próxima
Queridos irmãos e irmãs no Batismo em Cristo, estamos celebrando neste dia o primeiro Domingo do Tempo do Advento. Mais uma ano litúrgico começa. Esse ano vamos percorrer o ano litúrgico A; a nossa história da salvação será revisto e celebrado com leituras próprias do antigo testamento e do novo. Tudo isso para crescermos na fé e na adesão em Cristo, nosso salvador.
Dois acontecimentos importantes vamos fazer a memória que nos ajuda a sermos mais coerentes na vivência cristã: Primeiro o ciclo do natal que termina com a epifania do domingo dos reis magos e a segunda é o ciclo da páscoa que termina com a Festa do Pentecostes.
Temos a preparação do antes, durante e depois, tudo nos ajuda a ter mais consciência e ainda podemos fazer parte desta história que é renovada em nossos corações.
O evangelho deste ano será o de Mate que terá uma relevância maior. A bíblia deve ser o nosso livro diário, pois Deus quer falar conosco sempre e ainda fazer parte do nosso cotidiano.
Advento significa vinda ou chegada. Os dois primeiros domingos do Advento são para a expectativa da segunda vinda do Senhor que culminará em tudo no projeto de Deus para a humanidade. E os outros dois domingos já é a alegria de celebrar o Natal do senhor em família. Momentos de graça e alegria no amor de Cristo entre nós.
O tema da vigilância e observação está no Livro do Profeta Isaías Is,2,1-5, neste livro vamos ter a oportunidade de ficarmos atentos aos sinais que Deus nos dá. Um oráculo esplêndido que nos enche de esperança. Fala-se de uma era messiânica e isso é um grito de louvor a Deus apesar do contexto de guerra e violência. Todos irão a Jerusalém, centro de todo acontecimento e de adoração ao Deus vivo.
O que podemos fazer para que isso aconteça entre nós hoje? Deus espera que sejamos bons, participantes da corrente do bem e ser instrumento de paz, justiça, solidariedade e partilha na comunidade Igreja.
Na Carta de Paulo aos Romanos (Rm 13,11-14) nos fala e nos alerta para acordarmos para ver e sentir o novo dia que irradia para nós. Vamos ao encontro da salvação que está próximo de nós. Deus quer que estejamos em comunhão com Ele para que esse mundo seja repleto da sua graça e glória.
O Evangelho de Mateus (Mt 24,37-44) nos mostra Jesus nos falando sinais da sua chegada que são em três momentos:
1) Noé fazendo a arca e enquanto o povo nem estava com os
acontecimentos que viria. O dilúvio está próximo, mas só a família dele e dos
animais foram salvos por Deus. Os outros não quiseram ouvir e ver os sinais do
tempo presente;
2) O
nosso trabalho cotidiano e as nossas tarefas não nos deixam ver os sinais
de Deus entre nós. Ficamos absorvidos com o trabalho e o cansaço diário impede
que nós estejamos com Jesus e com os irmãos na fé numa Igreja aberta a Deus e
aos irmãos de fé;
3) por último a situação do dono da casa que adormece e não percebe o
ladrão que vem roubar. Essas coisas devem ser observadas hoje para que possamos
ver os sinais da vinda do Senhor. Que nada atrapalhe de estarmos com Deus no
amor, na esperança e na fé. Sempre atento na escuta da Palavra de Deus e assiduidade
na Eucaristia que nos fortalece rumo ao céu.
Que esse tempo de preparação para o Natal do Senhor em família nos ajude a sermos melhores e que a espera do Natal seja repleta de alegria, espera e de amor em Cristo juntamente com todos os nossos irmãos e irmãs.
Que esta liturgia deste domingo nos de a esperança e expectativa de estar com Cristo que sempre vem até nós e cabe a nós estarmos com Ele sempre numa comunidade viva.
Postar um comentário
Postar um comentário