Alegrai-vos no Senhor, pois está próximo a vinda do Redentor
Queridos irmãos e irmãs em Cristo no Batismo do Senhor. Estamos próximo do Natal do Senhor, momentos de reunião da família diante do menino que nasce para a redenção do mundo.
O mundo vive carente de alegria. Procuram em lugares que não dão plena alegria. O saudoso Papa Francisco escreveu uma exortação apostólica denominada “A alegria do Evangelho" e em Latim escreve assim Evangelii Gaudium.
“A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Os que se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria". (Francisco) Como é bom estar com Jesus, pois só Ele nos preenche completamente.
Hoje é o domingo da alegria, pois o Natal está próximo. Hoje a liturgia bíblica nos chama para viver a alegria. Nós devemos estar atentos e sempre se preparar para o Reino de Deus definitivo.
O profeta Isaías (Is 35,1-6a.10) teve o objetivo de alimentar a esperança dos que estavam exilados. O contexto do povo de deus se encontrava no pior momento da sua história na Cidade de Jerusalém e o templo estava destruído. O mal reinava.
Assim o povo foi levado para a babilônia. Embora nesta situação horrível fez a profecia que haverá dias melhores e que a alegria voltará. Vai florir, os cegos, os coxos, os mudos e as doenças serão curados. Esses são sinais que o bem vencerá diante de todas as atrocidades dos poderosos. Deus é fiel e libertador.
Na carta de Tiago (Tg 5,7-10) nos fala que devemos ter paciência na espera. A esperança que alimenta a fé em dias melhores. Devemos confiar em Deus, pois Ele não deixa que o mal e a violência contra as pessoas durem para sempre.
No evangelho de Mateus (Mt 11,2-11) nos mostra Jesus que diz que o mundo predito por Isaias se cumpre Nele. Aqui vamos ter três momentos que são:
1. João Batista na prisão manda os seus discípulos perguntarem a Cristo se Ele é o Messias esperado, pois as suas obras eram bem diferentes daquilo que ele pregava. Então ele queria saber se já é Jesus ou tinha que esperar outro. Aqui podemos Jesus é o Senhor que dá vida procura os que mais precisam e se eles crescem em Jesus então a vida se transforma e a cura vem. Jesus age hoje se nós tivermos disposto estar com Jesus e crer Nele;
2. Jesus responde dizendo: "Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: cegos... paralíticos... leprosos... surdos... mortos... pobres evangelizados..." E acrescenta: "Feliz quem não se escandaliza de mim..." aqui Jesus mostra que a salvação vem no acolhimento e não como castigo e violência. Jesus é o bom Pastor que vai atrás das ovelhas que está fora do redil e
3. Jesus diz que João Batista é o maior profeta nascido de mulher. Ele não vai com as ondas do mundo, não é corrupto e não vive em luxo e ostentação, mas fiel a Deus.
Podemos dizer que o menor aqui na terra é o maior no Reino de Deus. A igreja nos mostra esses tesouros para que possamos aderir a Jesus de modo pleno sem nenhuma reserva.
A antífona de entrada da missa já nos prepara para viver esse momento que estamos celebrando: "Alegrai-vos sempre no Senhor, de novo vos digo: alegrai-vos: o Senhor está perto".
Que esta liturgia nos ajude a estar preparados e alegres na expectativa da chegada do Natal do Senhor com luzes, mesa enfeitada e alimentos para ceia com todos os familiares que nos rodeiam, e ainda que cada lar experimente essa alegria que não passa.
Tudo por Jesus, nada sem Maria!!! Missionarius Christi semper!!! Evangelii Gaudium!
Jose B. Schumann
Postar um comentário
Postar um comentário