"Convertei-vos", pois é preciso isso para mudança



Queridos irmãos e irmãs, estamos no 2º Domingo do Advento. Estamos a caminho do Natal do Senhor para que o celebremos bem é preciso tirar de nossa vida os valores efêmeros, individualista que nos atraem muito, mas que atrapalham de termos a vida plena em Cristo. Devemos buscar os valores do Reino de Deus. Quais são eles? A resposta é o amor, perdão, solidariedade, partilha, justiça e busca do bem comum para todos.

A liturgia bíblica deste domingo nos ilumina para que a nossa realidade de vida seja mudada com a luz da Palavra de Deus. O profeta nos anima com a profecia dizendo que o Messias vai trazer a verdadeira justiça e paz. João Batista nos fala que devemos converter para que o Reino de Deus esteja próximo. Tudo muda para o melhor quando nos despimos da maldade e revestirmos do bem que nos aproxima de Deus e de todos os que querem estar com Deus também.

No livro do Profeta Isaías (Is 11,1-10) nos mostra um enviado de Javé que virá, um descendente de Davi que terá uma missão grande de dar o alicerce seguro do Reino de Justiça e Paz que só pode vir de Deus. Se conseguirmos espelhar essa realidade que Jesus fez o mundo será melhor para todos nós.

Assim está escrito: "Naqueles dias, do tronco de Jessé sairá um ramo e um broto de sua raiz".  Jesse é o Pai de Davi. Aqui podemos dizer que temos a maior profecia do Antigo Testamento em relação ao Messias que virá. Assim a esperança renascerá no coração do Povo. O que mais dava medo era o imperialismo brutal dos assírios.

Com Jesus será uma nova criação libertada das amarras do mal. Quais serão as características dele: Espírito de sabedoria e inteligência, de conselho e de fortaleza, de conhecimento e de temor de Deus, (que é o respeito devido a Deus, que é o dom de piedade). São hoje para nós os sete dons que o Espírito Santo nos dá e no Crisma o recebemos.

Isso nos fará um filho de Deus que se ilumina na presença de Cristo em nós. É preciso nos converter em família, na comunidade e no pessoa de nossa vida.

Na carta aos romanos (Rm 15,4-9), Paulo nos fala com altivez para que todos nós vivamos o amor que é sinal de uma vida renovada. A união, o amor, a partilha e harmonia são sinais essenciais dos que louvam a Deus, com um só coração e uma só alma. Isso é uma comunidade autêntica de uma Igreja viva e de saída. Não somos Igreja estática mas ela tem que ser dinâmica ao encontro de todos, principalmente os que mais precisam de esperança. Deserto lugar de Deus, ser despojado e humilde, vivendo o necessário. Muitas vezes o luxo, a ostentação e o esbanjamento nos afasta de deus e dos irmãos.

No evangelho de Mateus (Mt 3,1-12) nos mostra João Batista que está no deserto que grita aos quatro cantos do lugar que devemos converter para Deus e mudar de vida do pecado para a luz da vida do bem. Assim está escrito: "Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo..." "Preparai o caminho do Senhor: endireitai as veredas para ele." O apelo à conversão e ao batismo e os curiosos João o desmascara, pois não adianta enganar Deus. O mergulhar nas águas do Batismo nos purifica. O batismo de João é de conversão, mas o de Cristo é de fogo, isto é a da força do Espírito Santo.

O batismo que Jesus nos dá vai além do João, pois Nele são feitas novas criaturas e filhos de Deus. Agora somos herdeiros do Reino de Deus em Cristo, por isso devemos viver como filhos da luz. Somos incorporados à Igreja e devemos ser missionários para o mundo e fazê-lo mudar de direção. Isso será uma nova direção que leva a verdadeira transformação da sociedade, ela deve sair da injustiça e da exploração para a justiça social e humanização das atitudes nossa para com todos.

Que esta liturgia nos ajude a sermos pessoas renovadas e cheias do Espírito Santo para que as nossas atitudes de crentes a Deus mudem as pessoas também.

 Tudo por Jesus, nada sem Maria! Missionarius Christi semper!

 Jose B. Schumann

Next
This is the most recent post.
Previous
Postagem mais antiga

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.