Jesus nos pede: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”




Queridos irmãos e irmãs, a liturgia deste domingo nos convida a contemplar o amor de Deus manifestado de modo admirável na pessoa humana de todos os tempos. Deus se torna real em Jesus Cristo nos seus gestos e nas palavras que ele fez no dia a dia da sua vida pública. Sabemos que os discípulos foram as primeiras testemunhas e missionários dele no mundo. Pelo nosso batismo devemos ser o missionário da palavra e com gestos de amor.

 

No livro dos Atos dos Apóstolos, vemos a gratuidade da salvação de Deus, pois um pagão recebeu a Palavra de Pedro, aceitou, creu no nome de Jesus e pediu o Batismo, assim toda a família foi batizada. Deus quer entrar em cada coração humano, transformando a vida em algo extraordinário na simplicidade de uma flor e na beleza de um jardim florido (cf. At 10,25-26.34-35.44-48)

 

Na primeira carta de João nos afirma de modo pleno que Deus é amor e isso foi concretizado em Cristo. Durante toda a História da nossa salvação Deus esteve ao nosso lado, nos confortando e nos levantando nas quedas. Deus jamais abandonou seu povo sofrido e marginalizado no sistema político religioso e econômico social. O amor de Deus deve estar encarnado no coração do homem para ser o bálsamo que ajuda, consola e solidariza com rodos, principalmente com os, mas desvalidos de nossa sociedade. Infelizmente pelas nossas atitudes egoístas, moralistas e tradicionais, muitas vezes transmitimos um Deus diferente do que Ele é, e isso faz com que muitos não querem Deus desses tipos de religiosidade que mais atrapalham do que ajudam as pessoas. (cf. 1 Jo 4,7-10)

 

O evangelista João mostra Jesus orientado os seus discípulos para o caminho que devia percorrer no mundo para testemunhar que o amor de Deus é infinito no meio dos homens e a sua misericórdia se estendem a todos que o querem.

 

O contexto é a última ceia de Jesus como os apóstolos, aqui está o discurso da despedida de Jesus antes de ser preso, de ser maltratado e ser cruelmente morto na cruz. Jesus chama os discípulos de amigos, pois eles já sabem quem é Jesus e a sua realidade de autenticidade que se fez nos seus gestos e atitudes. Jesus não se mistura com os gananciosos e nem com os poderosos daquele tempo para tirar vantagens e dominar o povo. Hoje vemos que muitos usam da religião e da política para manipular e ter um povo sem iniciativa e passivo diante de tantas dificuldades, achando que tudo é normal e natural e ainda pior achando que nasceram para sofrer e se pobres sem solução.

 

Agora mais do que nunca precisamos de missionários autênticos que misture com o povo sendo um Cristo para dar palavra de esperança e lutar por melhorias, gritando aos telhados que a injustiça mata e destrói a humanidade toda.

Jesus nos pede para ser autênticos missionários sem placas de religião, mas sendo um bom samaritano em lugar a onde mais necessitam de nossa ajuda. O Papa Francisco nos pede para ser a Igreja de saída que leva Jesus vivo como Ele é para todos.

 

É Jesus que nos chama e nos envia e nos capacita para a missão, e deste modo acreditamos que Ele estará conosco para que a sua Palavra que tudo transforma esteja em todos os cantos da terra. (cf. Jo 15,9-17)

 

No Regina Coeli deste domingo Francisco reafirmou que “amar como o Senhor nos ama significa apreciar a pessoa que está ao nosso lado e respeitar sua liberdade, amá-la como ela é, não como queremos que fosse”. Ainda nosso Papa falou: “Estes caminhos enganosos de “amor” – continuou o Papa, nos afastam do amor do Senhor e nos levam a nos tornarmos cada vez mais egoístas, narcisistas e prepotentes.

“E a prepotência leva a uma degeneração do amor, a abusar dos outros, a fazer a pessoa amada sofrer. Penso no amor doentio que se transforma em violência - e em quantas mulheres são vítimas disso hoje em dia das violências. Isto não é amor”.

Amar como o Senhor nos ama – destacou Francisco - significa apreciar a pessoa que está ao nosso lado e respeitar sua liberdade, amá-la como ela é, não como queremos que fosse; como é, gratuitamente.” (Cf. https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2021-05/papa-colocar-se-disposicao-dos-outros-amando-regina-coeli.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT)

 

“Em última análise, Jesus nos pede para permanecermos no seu amor, para habitar em seu amor, não em nossas ideias, não no culto de nós mesmos; quem habita no culto de si mesmo, habita no espelho...Sempre a olhar-se. Pede-nos para sair da pretensão de controlar e administrar os outros. Não controlar, mas servir. Mas abrir o coração aos outros, isto é amor, doar-se aos outros”.

Que esta liturgia nos ajude a sermos agentes do amor verdadeiro que está no nosso coração e que esse amor de Deus seja transborda como aroma e perfume que irradiam em todos os lugares que estivermos atuando. Deus abençoe a todos.

 

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

 

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.