Solenidade da Santíssima Trindade, uma comunidade de amor perfeita 



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje a Solenidade da Santíssima Trindade. Ao amanhecer e deitar nós estamos sempre na presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Desde pequenos nós fomos marcados na trindade santa pelo Batismo, nas celebrações litúrgicas invocamos sempre a Trindade Santa. Deus em três pessoas distintas, mas um só Deus. Sempre estamos acompanhados dela em todos os lugares, apesar que o mundo quer tirar a autenticidade e a presença dele, mas isto nunca vai acontecer. 

Podem tirar as cruzes nos templos e nos lugares santos, mas no céu tem a marca dele no cruzeiro do Sul. A liturgia bíblica deste domingo nos mostrará esse mistério que é para ser contemplado e admirado, pois a nossa razão não abarca tudo que a Santíssima Trindade é. No livro de Deuteronômios temos a constatação que Deus é Deus da aliança com o Povo que libertou das garras do Egito. Deus ouviu o clamor desse povo e através de Moisés o libertou. O povo não quis as migalhas desse ditador, mas queria a liberdade e dignidade.

 Hoje ainda vemos que há pessoas que preferem governos ateus e sem projetos somente para ter apenas migalhas sem nenhuma promoção humana, tornam-se escravos modernos da ideologia de alguns privilegiados. Deus faz aliança de comunhão e está com o povo atento às suas necessidades, pois Ele é um Deus fiel mesmo diante de inúmeras infidelidades do seu Povo.

 Deus pede para que sigamos e obedeçamos aos 10 mandamentos que são indicadores da própria felicidade do homem na terra. O povo da aliança não conhecia O mistério da Trindade, mas já concebia deus na unicidade e na espiritualidade. Tinha já claro a sua onipotência e misericórdia. (cf. Dt 4, 32-34.39-40) 

Na carta de Paulo aos Romanos nós podemos ver e constatar que Deus nos dá o Espírito Santo para podermos chamar Deus de pai no seu Filho Jesus Cristo. Aqui está claro a Santíssima Trindade. Somos filhos adotivos em Jesus Cristo. ( cf. Rm 8,14-17) O evangelista Mateus nos mostra que Jesus manda os discípulos ir para o Mundo e batizar os que creem em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 
A Trindade Santa nos capacita para a missão no mundo. Somos a Igreja de Saída e jamais estaremos parados numa Igreja estática temporalizada no templo, mas numa Igreja dinâmica que leva a mensagem de Cristo a todos. 

O prefácio deste domingo nos faz entender melhor essa solenidade que celebramos hoje em toda a Igreja de Cristo: "Com o vosso Filho único e o Espírito Santo sois um só Deus e um só Senhor. Não uma única pessoa, mas três pessoas num só Deus. Tudo o que revelastes e nós cremos a respeito de vossa glória atribuímos igualmente ao Filho e ao Espírito Santo. E, proclamando que sois o Deus eterno e verdadeiro, adoramos cada uma das pessoas, na mesma natureza e igual majestade". (cf. Mt 28,16-20) 
Que possamos meditar com essa palavra do Papa: “Queridos irmãos e irmãs, permaneçamos unidos em Cristo! Que o Espírito Santo, derramado nos nossos corações, nos faça sentir filhos do Pai, irmãos e irmãs entre nós, irmãos e irmãs na única família humana. Que a Santíssima Trindade, comunhão de amor, nos faça crescer na unidade” (Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-01/papa-francisco-homilia-vesperas-conversao-unidade-cristaos.html)

 Que essa liturgia nos ajude a estar na presença da Santíssima Trindade sempre e que possamos ser um instrumento nas mãos Dele para que esse mundo seja melhor e que sejamos missionários sem buscar privilégios e cargos, mas sejamos operários úteis na evangelização.

 Eis me aqui Senhor, envia-me! Tudo por Jesus nada sem Maria! 

Bacharel em Teologia Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.