NATAL, Deus vem até nós como Menino para no ensinar a amar

 


Hoje é a véspera de Natal, celebramos a vida no menino Deus que vem até nós na sua simplicidade para nos ensinar que somo chamado a ser humildes servidores. Jesus vem até nós para nos instruir que a veste que usamos é para o serviço dos mais necessitados. As guerras, as fomes, as sedes de poder, as arrogâncias e dominação devem dar lugar ao serviço do bem comum.

A liturgia de hoje é simples e torna-se grandiosa nas leituras que são por si so grande ensinamento para que tenhamos um roteiro e meta de colocar em pratica o amor que Deus tem por nós. Isso nos dá uma grande alegria.

No livro do Profeta Isaias no capitulo 57,7-10 nos fala da alegria do retorno dos exilados. O contesto do povo no exilio na Babilônia era de escravidão e ainda entristecido com a destruição do Templo em Jerusalém. Eles estão com saudade da pátria. Agora o profeta sonha com o encontro de todo no Monte de Jerusalém e ainda vendo o povo de Deus catar jubilosos com o retorno a sua terra. Tem imagem de sentinelas que correm para anunciar a chegada de numerosos exilado regressado da Babilônia.

Agora começará um novo tempo e quem cuidará será o próprio Deus. Um deus que está sempre conosco por ser fiel sempre a aliança. A pandemia nos deixo triste desolado com as mortes e tudo parecia perdido, isso nos dava impressão que o nosso fim estava próximo, mas a esperança da vida renasce nas vacinas e nos cuidados de cada um. Vamos superar porque é Nata, Deus está conosco sempre.

A libertação do povo da Babilônia nos reme a esse tempo de Nata, a onde Deus vem liberta o povo da escravidão do pecado que mata e aniquila o homem.

Na carta aos Hebreus no capitulo 1,1-6 temos a notícia da revelação através de todos os tempos e culminou-se em Cristo que chega a nós em uma noite, na manjedoura, contemplada pelas estrelas e pela visita dos pastores a Jesus na gruta a onde Deus se faz humilde doando se completamente a nós.

Agora a palavra se faz presente e é transparente a todo sem esquecer de ninguém e nós podemos tomar posse de Jesus que renasce em nós a esperança e a certeza que somos filhos de Deus.

O evangelho de João capitulo 1,1-8 nos mostra este hino eloquente do Verbo de Deus que se faz presente na terra na encarnação real de Cristo entre nós. Aqui é a constatação da beleza do nascimento de Cristo, o que era verbo de Deus se torna um de nós não no pecado para trazer a alegria da e da salvação em Deus. O filho de Deus é a palavra do Pai que tudo faz renova a face da terra para o amor desinteressado que constrói esperança de vida e fraternidade para todos.

Há 2021 anos Deus veio e vem sempre quando estamos disposto a ouvir Deus em Cristo. Ele é o caminho, a verdade e a vida. O mundo precisa ver que a estrada que leva a vida e a De Cristo, pois a pequenez do menino se contrasta com a sede da ostentação dos poderosos que não deixam a vida acontecer para todos. Excluem muitos ao Banquete da vida que se oferece no Natal do Senhor sempre. Natal é a lição que devemos aprende que Deus nos ama muito. É a certeza que não devemos esquecer: "o Verbo se fez carne e veio habitar entre nós".

A luz está em Cristo para dissipar o ódio, a violência, o engano, a destruição, as pandemias, o egoísmo que mata, a indiferença pelo sofrimento do outro etc. Devemos procura a luz que vida para todos. Somo chamado a entender que a nossa vida deve estar em sintonia do serviço. Somos servos de Cristo sempre.

Hoje é natal, tempo de renascer para a verdadeira vida e viver plenamente o sentido do Natal de Jesus que é vale dar do que receber.

Feliz Natal a todos.

Tudo por Jesus nada sem Maria.

Servus Christi semper. Missionarius, Catolicus  e laicus.

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.