Jesus quer saber quem é Ele para nós



Queridos irmãos e irmãs, neste 12º domingo do Senhor temos a oportunidade de responder a pergunta de Jesus quem é Ele para nós. Se soubermos estar com Jesus na sua Palavra que salva e na Eucaristia que nos ajuda a caminhar para vida verdadeira, poderemos responder de modo categórico que que Cristo é filho do Deus vivo que nos dá a vida plena sem nenhum engano. Jesus nos faz entender que o amor e o serviço aos irmão são dons dele para nós. 

No livro de Zacarias podemos constar como é o Messias que é ó homem justo e será transpassado, pois Ele é um servo sofredor. Tudo isso desperta em nós atitude de conversão e volta a Deus. Se somos seguidores de Cristo, assim seremos testemunha do amor de Deus que derrama gratuitamente a todos. O Evangelista João identifica essa figura descrita pelo profeta Zacarias o Cristo, nosso salvador. (cf. Zc 12,10-11;13,1)

Na carta ao Gálatas nos dá a certeza quando reafirma que o Batismo nos reveste de Cristo, somos um novo Cristo com as armaduras da eternidade. Devido a isso o homem velho do pecado deve desaparecer que aniquila a pessoa no egoísmo para o homem novo que se faz presente em nós na entrega a Deus e do amor aos nossos irmãos e irmãs que necessitam de nossa mão que ajuda, que solidariza e que partilha os dons para que todos tenham vida plena em Deus. (cf. Gl 3,26-29)

O evangelista Lucas nos mostra a profissão de fé de Pedro e o anúncio da Paixão de Cristo. Jesus sempre após a atividade orava, é a intimidade Dele com Deus Pai. Jesus faz uma pergunta intrigante que necessita de uma postura verdadeira dos apóstolos sobre Ele. Mas antes Jesus pergunta o que as pessoas pensam Dele e quem é Ele. Há muitas respostas equivocadas do povo que não sabe a intimidade que os apóstolos tinham com Jesus. Jesus não se conforma com as respostas que os apóstolos trouxeram das pessoas, mas Jesus faz uma pergunta certeira quando pergunta quem é Ele para eles. O apóstolo Pedro responde Tu é os Cristo filho do Deus vivo e a Ele que se deve seguir. (cf. Lc 9,18-24)

Não há outro que nos ajuda a termos vida plena. Jesus não é apenas que faz milagres e nem apenas  Mestre, mas aquele que nos permite ter a graça e a comunhão com Deus para a vida. Para que haja vida, Jesus mostra que precisa passar pela Paixão, sofrimento e morte. Isso é a prova de amor infinito de Deus por nós.

Não existe vida se não caminhar no caminho de Jesus que é: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz de cada dia, e siga-me". Ele vai dar o exemplo e nós que o seguimos devemos fazer o mesmo. Não ressurreição sem a morte de entrega e de amor incondicional. Somos servos de Cristo que espelha na sua vida e nos seus gestos que fez e faz na Igreja. Não podemos jamais ser acomodados e viver no isolamento e nem no intimismo, mas estar presente na ação e nos gestos na comunidade igreja. Jamais procurar os nossos interesses se não a missão que temos e recebemos no Batismo.

Que esta liturgia nos ajude a viver o Cristo em nós e não ficarmos perdendo tempo nas coisas que não trazem vida e nem alegria de servir aos que mais precisam. Devemos ser missionários da Palavra nas atitudes do testemunho verdadeiro que Jesus é o Senhor e só ele que nos traz a vida.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!! Servus Christi semper!

Jose B. Schumann Cunha


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.