Solenidade de  Todos os Santos, celebra a vida de todos em Deus


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 32º Domingo do Tempo Comum, estamos quase no final do ano litúrgico. Hoje celebramos a Solenidade de todos os Santos, pois há muitos santos que não estão canonizados, mas que foram pessoas que deram exemplo de santidade seguindo Cristo, a cabeça da Igreja. Isso pode nos dar a certeza que há a liturgia celeste onde todos vão estar com Deus e lá não há imperfeição e nem engano. Todos que querem seguir Jesus passam por tribulação e testemunho com sua vida e até a morte pelos maus que não querem Deus na sua vida e nem na história.

Deus sela os seus santos e ungidos e nós sabemos que pelo Batismo somos convidados a sermos santos e missionários para levar a Boa Nova da Salvação de Cristo. Quem nos dá vida é Cristo, pois ele já ressuscitou e está vivo para sempre. Esta verdade não se desfaz com as ideologias reinantes no mundo porque Deus é e sempre será. A felicidade consiste estar com Deus na sua presença, pois ele nos dá a liberdade verdadeira. A Lumen Gentium 14 nos fala da necessidade de estarmos na Igreja peregrina na terra e sermos batizados, crendo que Cristo é o mediador que nos salva e nos leva ao Pai. É pela graça de Cristo que somos salvos.

A santidade não é esforço humano, pois sem Cristo não podemos ser santos. Hoje vemos que o mundo esqueceu de Deus e da sua Igreja, muitos praticam ódio, violência, morte e toda forma de mal que está aos nossos olhos vistos. Os Sacramentos nos permitem estar unidos a Cristo, que é a Cabeça da Igreja e sem essa consciência, o mundo torna-se uma barbárie e caos.

Estamos caminhando para a morada eterna que é o céu, somos cidadão do céu e devemos tomar posse disso e viver como tal.  Isso nos confirma o que Paulo disse: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram nem o homem pode imaginar o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1 Cor2,9). E mais ainda: "Agora vemos como num espelho, mas depois veremos face a face" (1 Cor 13,12). No céu não vamos ter o eterno descanso, mas uma vida ativa em Deus da vida.

Quando rezamos o Credo da Igreja e professamos que cremos na comunhão dos Santos e isso quer nos dizer que há a intensidade nas relações dos membros da Igreja peregrina, Igreja triunfante e Igreja padecente no purgatório. Comunhão dos Santos significa: - "Essa expressão indica em primeiro lugar a comum participação de todos os membros da Igreja nas COISAS SANTAS: a fé, os Sacramentos, os Carismas e outros dons espirituais". (CCIC 194)

- "Designa também a comunhão entre as PESSOAS SANTAS, ou seja, entre as que pela graça estão unidas a Cristo morto e ressuscitado.   Alguns são peregrinos na terra; outros, tendo deixado essa vida, estão se purificando ajudados também pelas nossas orações; outros enfim já gozam da glória de Deus e intercedem por nós. Todos juntos formamos em Cristo uma só família, a Igreja, para a glória da Trindade." (CCIC 195)

Que esta liturgia nos ajude a entender mais que é importante estar na Igreja, apesar de alguns dão mal testemunho, mas Ele é santa por causa de Cristo que age nos seus membros para serem santos através dos sacramentos, da sua Palavra que salva e da Eucaristia que nos ajuda a ser e buscar a santidade de Deus nas nossas vidas e na comunidade em que vivemos. Amém.

Tudo por Jesus nada sem Maria! Servus Christi semper!

Jose B. Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.