O Medo é normal na missão, mas devemos confiar em Deus
A liturgia bíblica deste domingo nos fala das dificuldades de fazer a missão que Deus nos confia. Se for fiel a Deus, então Ele garante que estará conosco e não nos abandona.
No livro de Jeremias, vemos que Jeremias é chamado para anunciar a justiça de Deus a todos, no início teve receio e medo porque ele era muito jovem. Por ser fiel a Deus sofreu perseguição, solidão e abandono, mas ele não deixou de confiar em Deus. É Deus que habilita para a missão mesmo que ela seja difícil ou árdua. (cf. Jr 20,10-13)
Na carta aos Romanos, Paulo nos orienta que a salvação não se alcança no cumprimento da Lei de Moisés e também podemos dizer que não se pode ficar no ritualismo. O mais importante é acolher a salvação que é dada de graça por Deus em Jesus Cristo. Por isso precisamos assumir com coragem a missão de levar a boa notícia a todos.
O evangelho se propaga pela autenticidade e testemunho de vida. Seguir Jesus e crer nele é essencial para nós alcançarmos a salvação. (cf. Rm 5,12-15)
O evangelista Mateus nos mostra Jesus enviando os seus apóstolos a missão e dá um alerta para que não tenhais medo. Esse alerta é repetido por três vezes, isso quer dizer que é a plenitude do êxito da missão. O medo tira a nossa liberdade.
Quais são esses medos que não nos deixam de ser missionários que levar a mensagem e a vida de Jesus aos que mais precisam. Medo do fracasso, medo da morte e medo da sobrevivência. Esses são os obstáculos que são vencidos pela fé em Cristo. A obra é de Deus e não é para nossa glória ou fama.
Devemos ter em mente que essa missão é a responsabilidade que recebemos do batismo.
Aqui temos uma grande notícia que Jesus dá para cada um de nós. Assim diz Jesus: “Quem se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus.” Isso é uma grande dádiva.
Mas Jesus dá uma advertência séria para os que fingem seguir Jesus e ficam com as honrarias do mundo que é: “Quem me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai, que está nos céus”. É a sentença que vai ser dada aos que não cumprem a missão. A obra é de Deus e nós somos instrumento do trabalho missionário. (cf,. Mt 10,26-33)
Postar um comentário
Postar um comentário