Devemos seguir a Estrela Luz que aponta para Cristo
Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo a Solenidade da Epifania do Senhor. Aqui termina o ciclo do natal. Nata é sempre a festa da família. Hoje Jesus é manifestado ao mundo como Rei através da visita dos Santos reis magos. Ele levaram mira, ouro e incenso.
No livro de Isaias nos fala a luz que chega a Jerusalém. E a gloria do Senhor cobre toda a terra. É uma gloria sem fim, todos caminha no clara dessa luz. Aqui fala dos grandes que chegam para visita o novo Rei nascido Jesus e assim está escrito: “Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.”
Aqui, o Profeta Isaias se refere a vista a Jesus que se encontra na manjedoura em Belém. (cf. Is 60,1-6)
No salmo 171 canta que as nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor! A sua realeza está fixada na justiça e julga com equidade. Ele vem em socorro dos pobres que são abandonados e os humildes os salvara. Deus vem socorrer os oprimido e pobre que estão nas mãos do mal governantes e das pessoas. Deus é fiel e justos para aqueles que o temem.
Na carta de Paulo aos Efésios, (Ef 3,2-3a.5-6) nos exorta para que tenhamos santo conhecimento das graças que Deus derrama sobre nós continuamente e que foi concedida no plano de salvação de Deus através do seu filho Jesus. Esse é o grande mistério que nos foi revelado. A nossa geração é agraciada pela presença de Cristo no meio d nós. Primeiro aos apóstolos e todos que abraçam a fé Nele. É o Evangelho que se estende a todos os recantos da Terra por meio da força do Espirito Santo. Devemos ser dóceis ao Espirito Santo que nos faz participar da Igreja, Sacramento do Pai.
O Evangelho de Mateis (Mt 2,1-12) anuncia que Jesus nasci em Belém no tempo que Herodes era o rei da Judeia, apareceu os reis Magos vindo do Oriente para visitar e dar presentes valioso ao novo Rei de Israel. O sina era uma estre que os guiava ao verdadeiro Rei. Essa notícia abalou o rei e toda Jerusalém. Foram pesquisar na escrituras o que falava a respeito disso.
E assim estava escrito: “Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
Despiram do Rei que os recomendava se o achasse para vir avisa-lo. Deste modo partira. A Estrela apareceu novamente para os reis magos até chegar a Belém. Aqui é o interessante, a estrela não apareceu quando estava em Jerusalém. Isso significa que Deus não estava e nem apoia governantes maus. A Estrela volta a brilhar porque o novo Rei é bom justo e servidor que merece toda adoração. Jesus é Rei por mérito, pois Ele obedece o plano de Deus em tudo. Ele veio mostrar que a justiça de Deus é para aqueles a pratica na vida de comunidade, na família e na Igreja que Ele nos deixou para experimentar o seu amor e a sua graça na nossa vida. Em Belém, os reis magos entregam ouro que significa que Jesus tem a realeza, a mirra que significa o sofrimento que Jesus ia passar e incenso, pois Jesus é o cordeiro sacrificado aceito por Deus para nos salvar por completo no calvário. Jesus é o Rei servido amem.
Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi Semper!!!
Jose B. Schumann Cunha
Postar um comentário
Postar um comentário