Uma mulher humilde e simples será a Mãe do Salvador
Queridos irmãos e irmãs estamos celebrando o 4º Domingo do Advento. Nesta caminhada do Advento acompanhamos quatro pessoas, todas preparam a vinda do Senhor. São eles: Jeremias, Baruc, Sofonias, Miquéias, João Batista...
Hoje temos o privilégio de acompanhar Maria, a mulher que dependeu da nossa Salvação. Sem o sim dela jamais Deus poderia se encarnar entre nós. Isso é incrível. Agora nós que estamos prestes a celebrar o natal do Senhor não podemos esquecer desta mulher corajosa, simples e humilde Maria. Não se pode pensar no plano de Salvação de Deus sem ter Maria nele.
Maria é a mãe de Jesus e o próprio Jesus nos deixou como Mãe na pessoa do apóstolo João aos pés da cruz antes Dele morrer.
A liturgia bíblica nos fala deste grande acontecimento que é o Natal, a festa do amor da simplicidade e partilha.
No livro do profeta Miquéias nos mostra o ambiente humilde onde irá nascer o nosso salvador, o Messias esperado.
O contexto histórico era que Israel passava por guerras e no exilio, sem liberdade; agora tem uma esperança, um Messias virá e trará todo povo na paz. Uma paz que dura porque vem do Senhor. Ele não nascera numa cidade grande e poderosa, mas numa cidade simples e sem importância. Um povoado pobre e desconhecido e sem importância, é a Belém.
Se quisermos celebrar bem o Natal devemos ir a Belém do nosso coração, viver a simplicidade e o amor. Ele não virá de uma família rica e nem poderosa, mas de uma família pobre e aberta a Deus. A escolha de Deus é a simplicidade, pobreza e serviço. Pobreza aqui é sinal de desprendimento e confiança em Deus sempre. Pois que é o senhor do Tempo é Deus. (cf. Mq 5,1-4a)
Na carta aos Hebreus nos lembra que Cristo se ofereceu ao Pai de modo pleno para cumprir a sua vontade. Nossa trajetória aqui na terra é dá valor a nossa existência como oração, trabalhos e tudo que fazemos é para cumprir a vontade de Deus nesta vida. Ser um embaixador de Deus na terra, levando a sua palavra de espera na atitude de bons samaritanos com bálsamos regeneradores de alma. (cf. Hb 10,5-10)
O evangelista Lucas nos mostra o encontro de Duas mulheres, uma, na velhice, concebe uma filha na graça de Deus e a outra o próprio Deus se encarna em seu ventre para ser a mãe do Salvador. Mesmo grávida vai a serviço de sua prima. Ele é a mulher servidora que vai ao encontro da sua prima que necessitava de cuidados por ser idosa e esperando um filho. A nossa admiração por Maria está em ser uma mulher corajosa, servidora e mãe presente do Filho, nosso Salvador.
Quando estava na casa de Isabel, ela foi às pressas, isso nos quer dizer que o serviço ao que precisa não pode esperar. Assim está escrito: "Maria se põe a caminho... e vai às pressas à casa de Isabel". Logo que ela chegou foi saudada por Isabel que diz: Shallon". Shallon sintetizava o conjunto dos bens prometidos por Deus ao Povo... è a paz verdadeira que vem até nós. Maria era e é a mensageira da "PAZ". Maria é bendita porque teve fé e creu no que Deus quis dela através do anjo Gabriel.
Deus, na história da nossa salvação, serviu-se das Mulheres como Rute e Jael. Maria é a arca que vai, pois o seu filho está nela. "Donde me vem a honra de que a mãe do meu Senhor me visite?"
Esta palavra nos lembra quando Rei Davi fala ao receber a Arca da Aliança em Jerusalém. Deus sempre vem ao nosso encontro. Precisamos ter olhos e coração na fé em Deus sempre. (cf. Lc 1,39-45)
Queridos irmãos e irmãs, devemos valorizar as boas visitas, pois Deus sempre usa pessoas para essa missão de levar as boas novas de fé e restauração. Agora vamos celebrar o Natal, que sejamos portadores da esperança, de bálsamos regeneradores de alma que devem estar unidas a Deus na paz, na alegria apesar das nossa fragilidade humanas.
Que esta liturgia nos ajude a ir a Belém ver Jesus na manjedoura de nossos corações. As luzes da esperança, da fé e de amor iluminam esta noite santa de Natal. Na véspera do Natal, vigília de Natal, vamos celebrar a abertura do ano jubilar e que 2025 seja de bênçãos e encontros com Deus juntamente com todos, principalmente nas nossas comunidades cristãs.
Feliz Natal!!!
Missionarius Christi semper!!!
Tudo por Jesus, nada sem Maria.
Jose B. Schumann
Postar um comentário
Postar um comentário