O costume de benzer a água é muito antigo. Deseja-se que, por aquilo que é abençoado, se obtenham efeitos sobretudo espirituais.

Antes de tudo, é bom lembrar que a principal bênção é dirigida às pessoas; nesse sentido, a água é um veículo que leva a bênção de Deus a todos. Trata-se de uma bênção invocativa, que suplica que Deus santifique pessoas, objetos e lugares para que estejam sob a proteção divina e na dinâmica pascal de Jesus Cristo.

A idéia de benzer a água traz a lembrança da esperança de Deus, que abarca e supera todas as coisas. Além disso, a bênção da água rememora nosso batismo.

Por um costume antigo, introduzido pelo Papa Alexandre I, os fiéis podem usar a água benta em suas casas para se sentirem protegidos e encorajados em seu caminho de vida cristã, ao benzer as casas está se protege também toda a família.

Mas a água benta, não é um ritual mágico; ela promove nossa adesão a Deus reforçando nossos compromissos batismais. Ela une nosso coração a Deus, e nos faça cada vez mais participantes do mistério pascal.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.