Tenho ouvido muitos comentários a respeito do termo "Diácono Permanente", e isto tem chamado muito minha atenção.
Agradeceria muito se vocês pudessem me explicar o significado deste termo, bem como o fundamento da missão do diácono.
Fica o meu abraço, no amor de Jesus, Maria e José!
Eduardo Valentim Teixeira,
Guapiara - SP

Diácono permanente

Originário do grego, a palavra diákonos significa servidor, servente. No Evangelho de João, eles aparecem servindo nas Bodas de Caná (João 2, 5.9).

O diaconato é um ministério existente desde a Igreja primitiva. Os Atos dos Apóstolos descrevem a escolha de sete homens de "boa reputação, repletos do Espírito e de sabedoria" (Atos 6, 1-6), que seriam responsáveis pelo cuidado para com os pobres. Após a escolha, os apóstolos lhes impuseram as mãos, transmitindo o Espírito.

Na carta de Paulo aos Filipenses 1, 1 os diáconos são apresentados em íntima relação com os bispos. Na 1ª Carta a Timóteo (3, 8-13) são enumeradas as exigências provenientes desse ministério, que a principio são basicamente dois: a direção da comunidade e a prática da caridade.

O diaconato é um grau do Sacramento da Ordem. O sacramento da Ordem foi instituído por Cristo e, desde os tempos apostólicos, tem sido exercido pelos bispos, presbíteros e diáconos. Pela imposição das mãos do bispo, o diácono recebe, publicamente, de modo irrevogável e definitivo, o mandato e a missão de servir.

Portanto, a diaconia é uma forma sacramental de participação no mistério de Cristo-Servo, que "não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20, 28).

O Concílio Vaticano II deu ao diaconato uma grande importância, ao restabelecer o diaconato "como grau próprio e permanente da hierarquia". O Concílio menciona como tarefa dos diáconos o Batismo, a distribuição da Eucaristia, a assistência a matrimônios, o viático, a pregação da Palavra, o sepultamento, a presidência de cultos, bem como os ofícios de caridade e administração. "Fortalecidos com a graça sacramental, os diáconos servem ao povo de Deus na diaconia da liturgia, da Palavra e da caridade, em comunhão com o bispo e o presbitério" (Lumen Gentium - Cristo, luz dos povos, 29).

No entanto, antes de ser um serviço, o diaconato é uma vocação, um dom de Deus à sua Igreja. Por isso, muito mais que reconhecer os diáconos pelo que eles fazem, devemos reconhecê-los pelo que eles são.

Muitos diáconos tornam-se presbíteros. No entanto, outros permanecem diáconos para o resto da vida. São os chamados diáconos permanentes. A diferença entre eles é que o diaconato permanente pode ser conferido a homens casados, não sendo apenas uma preparação para o sacerdócio.

É importante destacar que o diácono permanente não é ordenado para si mesmo, mas para servir a uma comunidade. Jamais ele poderá colocar-se acima dos leigos, mas sim, ser no mundo, junto com os leigos, construtores de uma nova sociedade.

Dessa forma, diaconato permanente representa uma grande riqueza na vida da Igreja, pois o diácono permanente é chamado por Deus, de forma privilegiada, a dar testemunho de vida em comunhão, a partir de sua família e ambiente de trabalho.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.