Por :José Benedito Schumann Cunha/ Bacharel em Teologia

Certa vez, um sábio quis ensinar a seus discípulos para algo muito importante que ajuda a vida ser mais bela e cheia de alegria na nossa curta existência no mundo.
Então, ele chama os seus seguidores e lhes faz uma pergunta: se houver entre eles ou dentro de si o odio e o rancor que não deixam o amor prevalecer. E se a resposta for positiva deveriam colocar no saco de cada um, tantas batatas pelos dias que não conseguissem perdoar e mantê-los consigo até conseguissem tirar toda mágoa e falta de perdão pelas ofensas recebidas e guardadas no interior do coração.
Assim, eles fizeram e como não conseguiam perdoar e nem tirar o ódio e o rancor dentro dos seus corações e de suas vidas, ficaram, cada um, com o saco de batatas até que elas começaram apodrecer e exalar um cheiro insuportável. Então, resolveram chamar o sábio e falaram a ele sobre aquela situação que não podia mais ser sustentada.
Em seguida, o sábio mestre fala a eles: é assim que acontece conosco se nós ficarmos com o rancor, com o ódio e falta de perdão no nosso coração, a nossa vida começa se “apodrecer” por dentro e tudo perde sentido na vida.
Desse modo, eles aprenderam a lição e começaram a perdoar e amar a todos os que fizeram mal a sua pessoa. Isso, Jesus já tinha ensinado a todos no mandamento do amor. Amar a todos e até os nossos inimigos, como podemos ver: “Mas a vós, que ouvis, digo: amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem, bendizei aos que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam” (Lc 6,27-29).
Se o ódio, o rancor e tudo que nos atrapalham a viver bem com os outros desaparecerem na nossa vida, o viver de cada pessoa torna-se bela e o amor perfuma em todos os lugares, trazendo a verdadeira paz nas famílias, na sociedade e na Igreja.
O Banquete do Reino vai caber todos e ninguém ficará de fora, pois viveremos a misericórdia que Deus tem para cada um de nós. É melhor seguir os conselhos de Jesus que diz: “amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,35-36).(reflexão inspirada apartir de um texto “saco de Batata” de Rivalcir Liberato)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.