Por:José Benedito Schumann/ Bacharel em Teologia

A liturgia da Igreja nos mostra como Deus tem um Plano de vida plena para os homens e, ao longo da História, escolhe e envia pessoas, para a realização desse Plano. Após a Festa do Batismo do Senhor, em que o céu confirmou a missão de Jesus, agora João Batista aponta para todos nós que o CORDEIRO DE DEUS já está presente no meio do Povo.

O Profeta ISAÍAS aponta a Vocação de Israel, povo escolhido que vai ter o Servo de Deus que nos dá a verdadeira salvação. (cf. Is 49, 3,5-6). Ele nos apresenta um misterioso que é denominado o “Servo de Deus”. Este é escolhido por Deus, desde o seio materno, com a missão de dar testemunho da Salvação de Deus a todas as nações: como d podemos verificar: “Vou fazer de ti a Luz das Nações para que a minha Salvação chegue até aos confins da terra ...” O servo de Deus é identificado como Israel e assem o Povo de Deus aguardava esta grande novidade com muita esperança.
A vocação vem de Deus, é um chamado que tem origem em Deus e a resposta é do homem. Todo vocacionado faz uma experiência de Deus e vê Nele a presença viva Deus. Deus nos ama muito e quer que nós correspondamos ao seu grande amor. Deus nos dá a graça para podermos desempenhar bem uma missão. Ele supra as nossas fraquezas com a graça Dele que nos santifica e dá força para cumprir bem um mandato do Senhor
São Paulo nos lembra sua vocação a de Apóstolo e a vocação de todos à Santidade, comprometidos com os valores do Reino. Cada pessoa é responsável de transformar o mundo, isto é, não se deixando contaminar pelo egoísmo e indiferentismo para uma vida de serviço e doação aos mais sofredores e desamparados no mundo (cf.1Cor 1,1-3).
No Evangelho de São João nos mostra João Batista que aponta Jesus aos seus discípulos e a nós hoje, como o "Cordeiro de Deus", aquele que tira o Pecado e todo mal do mundo. Se nós, de fato, aderirmos ao Cristo o mundo não pode ser o mesmo, ele se transforma e a justiça de Deus impera para todos (cf. Jo 1,29-34).
Aqui, o Evangelista nos mostra quem é Jesus. Ele é o Cordeiro de Deus, isto nos remete a Isaias que mostrou para todos, o verdadeiro Servo Sofredor. Jesus é o Servo Sofredor que celebramos na semana santa. Cabe a cada um de nós tomarmos posse desta verdade que nos liberta e nos salva, por que Deus quer todos reconciliados com Ele em Cristo.
Jesus é o "Filho de Deus", que possui a plenitude do Espírito Santo e que batiza no Espírito... Assim, Jesus nos cura e nos fortalece na força do Espírito Santo. Somos novas criaturas Nele e deste modo somos restaurados numa graça que santifica por inteiro e nos faz ser verdadeiramente imagem e semelhança de Deus em todos os lugares em que estiver situado, como na nossa casa, na Igreja e no mundo.
Não precisamos ficar procurando alguém, pois em Jesus, nós somos curados e salvos e nos dá a verdadeira alegria que nunca acaba. Amém

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.