Queridos irmãos e irmãs no amor de Cristo

A liturgia nos envolve no mistério do Deus da vida. Nela aprendemos a amar e perdoar todos aqueles que estão ao nosso redor, inclusive daqueles que consideramos inimigos ou pessoas que não simpatizamos muito.
O amor e o perdão devem ser a tônica de toda nossa atitude cristã. Deus nos ama e nos perdoa sempre e nós devemos procurar configurar a nossa vida no amor e no perdão exercido na comunidade cristã, na família, na sociedade e a onde estivermos.
No livro do Levitico podemos verificar que Já encontramos a importância da prática do amor ao próximo e de não guardar rancor ou ressentimento, Esta é a condição de nós sermos santos como Deus é Santo. Assim, está dito no Antigo Testamento: "Não guardes ódio no coração contra teu irmão". "Não procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas". "Amarás o próximo como a ti mesmo..." (1ª Leitura Lv 19,1-2.17-18). Já se pode concluir que no Antigo testamento já tinha esta preocupação com atitude da pessoa em relação a si e aos outros.
O apostolo Paulo nos fala da conseqüência do tema da sabedoria de Deus revelada na Cruz de Cristo. Ele que nos falar da condenação de todo nosso do culto da personalidade. Não podemos ficar fechados em grupos dentro da Igreja, isto tornando centro pessoas que não são configuradas ao Cristo. Nós somos de Cristo, somente Ele deu a vida por todos nós em vista da nossa salvação. Somos santuário de Deus e o Espírito Santo mora em nós. Não somos sábios suficientes para sermos auto-suficiente, mas sermos servos e humildes e estar ligado a Deus sempre ( cf 1 Cor 3,16-23).
O evangelista São Mateus nos mostra Jesus falando da necessidade de viver o amor e o perdão, pois quem segue Cristo está comprometido com o esse mandamento Dele. O amor aos outros exige o perdão que restaura os corações magoados e rancorosos, libertando-o para a vida e a paz. Jesus transforma a antiga Lei do Talião que pretendia autorizar a violência que poderia ser maior que a recebida. Agora, para todo cristão é necessário vivenciar o amor pleno com a pratica do perdão. Assim, queridos irmãos e irmãs, seremos felizes porque aproximamos mais de Deus e entramos na escola da perfeição, pois Jesus nos Diz ser perfeito como Deus é Perfeito. (cf. Mt 5,38-48)
O mundo se transforma porque formamos uma família de Deus onde reina o amor, a justiça, o perdão, a partilha e a paz. Amém


Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 20-02-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.