Queridos irmãos e irmãs em Cristo

A liturgia da Igreja nos insere na prática do amor solidário que gera a vida para todos, A Palavra de Deus proclamada e aceita pelos que crêem em Cristo estão abertos a vida e na defesa dela diante da maldade e egoísmo dos que querem o poder para dominação e exploração de todo povo, principalmente os mais pobres e excluídos da sociedade.
A carta aos Hebreus nos chama atenção pela caridade e hospitalidade a todos, pois muitas vezes Deus nos manda anjos para anunciarem boas noticias de bênçãos a nós. Devemos ser solidários aos que sofrem principalmente os encarcerados e dos que são maltratados no mundo. O matrimonio deve ser respeitado e a fidelidade do leito conjugal deve ser buscada sempre. Deus julgará com rigor os impuros e os que são adúlteros.
Não podemos ser avarentos e pensar-nos que sofrem na fome. Não sejam ambiciosos, contentai com que tens e pedem a graça da partilha e solidariedade entre todos. Deus não desampara os que passam necessidade, Ele sempre vem ao socorro aos que passam necessidades materiais como alimento, remédios e moradias. Jesus é o socorro seguro de cada cristão e nada devemos temer, pois o Senhor está ao nosso lado dando força e coragem. Agradeçam aos que são seus guias seguros que os leva para lugares onde existem a verdade, abundante de dons partilhados e de vida plena na graça de cristo. Tenham fé em Cristo, pois Ele é o mesmo sempre ( cf, Hb 13,1-8).
O evangelista Marcos nos mostra a maldade daquele que quer o poder por usurpação e tirania que não pensa nos outros, mas somente em si mesmo. Herodes ouviu dizer de Jesus, o novo profeta, e alguns pensavam que Ele era Elias ou algum morto que ressurgiu com poder de fazer milagres. Herodes conhecia bem João, foi ele mesmo que mandou prender por causa de Herodiades e decapitado a sua cabeça. Isto por causa da verdade que João proferiu da sua vida adultera com ela, pois ela era esposa de seu irmão.
Embora ele reconhecia a bondade e justiça de João e como era seu aniversario deu um banquete e lá a filha de Herodiades dançou e o coração de Herodes tomou de um desejo e propôs a moça o que ela quisesse, ele a dava em presente. Assim, instruído por sua mãe pede a cabeça de João Batista e assim foi feito. Apesar da tristeza teve que cumprir mandando decapitar João Batista. Os discipulos pegaram e enterraram João Batista ( cf, Mc 6,14-29. Agora Jesus é sinal de Deus amor entre nós que vai propor uma nova vida. Quem aderi a Ele terá vida e quem for contra será cega e estará longe de promover a vida, justiça e paz entre as pessoas.
O cristão pelo batismo tem o tríplice múnus que é ser sacerdotal, profético e real. Nós participamos do sacerdócio de Cristo na busca da santidade individual e comunitária na escuta da Palavra, na oração e na eucaristia celebrada. Como múnus profético, nós devemos anuncia a Boa Nova de Jesus e denunciar tudo que não é de acordo com a mensagem de Cristo. Por fim, pela nossa participação do múnus Real de Cristo que nos leva a comunhão com Ele e com todos os irmãos de caminhada para o serviço-doação na comunidade cristã.
Podemos, na nossa pratica cristã coerente, sentir na pele a maldade e o odio dos outros para conosco, podendo nos levar a perseguição, reclusão até a morte em Cristo, Se perseguiram Jesus não seria diferente de nos perseguir também. Devemos ter fé em Cristo, no Senhor e Salvador sempre na vitória e na cruz Dele também. Amém

Bacharel em Teologia José Bendito Schumann Cunha 04-02-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.