Cada cristão e cristã são convidados para fazer a caminhada com Cristo, o servo sofredor de javé, que assumiu as nossas dores e pecados para a nossa salvação e libertação. O amor de Deus é muito grande a todos. Por que não aderir a Cristo e aceitar as suas propostas que são de vida> Nada pode atrapalhar a nossa vida se houver um propósito firme de mudança para melhor. Os muros da discórdia, da do desamor e da falta de partilha são quebrados para ficarem no seus lugares o amor que constrói vidas, partilha que nos ajudam a sermos mais irmãos e irmãs a convivência fraterna com todos;

Publicamos a reflexão de Dom Henrique Finotti - Pároco de S. Maria del Carmine, em Rovereto (TN) - retirado do livro "O ano litúrgico. Mistério e Celebração Grace "(Editora Vida Trentina, 2000).
A Quaresma é uma celebração do mistério de que a "viagem" que o Senhor realizado "com a decisão" a Jerusalém, indo até a "montanha sagrada de sua Páscoa." "Enquanto ele fazia os dias quando ele foi levado, foi muito na direção de Jerusalém" (Lc 9, 51). Esta viagem é realçada pela música da liturgia das Vésperas na sua antífona segundo no primeiro domingo da Quaresma:
"Agora nós subimos a Jerusalém: será cumprida no Filho do homem ,as palavras dos profetas. "
Este mistério é celebrado no tempo e no conteúdo dos "quarenta dias", prefigurada no Antigo Testamento, [1], o próprio Senhor quem já viveu no deserto, no início de sua vida pública, onde ele antecipou que luta e que a vitória, o que, no "agora" que vem da sua paixão gloriosa, será integral e definitiva. É por isso que "a jornada anual de penitência da Quaresma é um tempo de graça, durante o qual você subir ao monte santo da Páscoa." [2]
Há três realidades que dominam o cenário da Quaresma: Batismo, Penitência, Cruz. O lecionário para férias Quaresma expressa essas três áreas, respectivamente, em A. B. C.
1. Batismo: A Quaresma é um tempo privilegiado de ouvir "a voz do Pai" por "seu Filho amado" em um anúncio intensa da Palavra de Deus, a redescobrir ea adesão renovada ao batismo, que é nosso "ser cristão".
O Senhor, nos retiros e no deserto, para uma audição prolongada e em obediência total ao Pai, que está agora a escuta e obediência é realizado, de forma determinada, o caminho para a Páscoa. Os discípulos ouviram ao Pai.Os discípulos, agora longe das multidões chegam da Galiléia, são conduzidos pelo maestro a contemplar a vontade do Pai em toda a sua verdade, e os três anúncios da paixão e, sobretudo, a "montanha sagrada" em que o Pai proclama convite Majesty's para ouvir o seu "amado filho" e siga o mistério da sua morte e ressurreição, que foi confirmado por testemunhas selecionadas Moisés e Elias aparecem na glória. "
O Evangelho de "transfiguração" é sempre proclamou, segundo a antiga tradição, no segundo domingo da Quaresma, a iluminar o mistério da Cruz de glória e de fazer um flash na austeridade da Quaresma, antes da Páscoa luz da ressurreição.
Em vista desses grandes eventos, a Igreja, no tempo sagrado da Quaresma, abre seus filhos nas páginas da Escritura com a abundância e convida você para ouvir a Palavra de Deus com grande empenho e apoiar os catecúmenos no momento importante da última grande catequese antes de os sacramentos pascais, e preparar todas as pessoas a renovarem os seus votos de batismo com vividamente a noite antes da Páscoa, o objetivo do nosso itinerário quaresmal.
Quaresma é um tempo de tão grande clima na catequese litúrgica e sacramental, é a fé anual da escola. Na verdade, a composição do Lecionário da Missa, e de férias e trabalho, é extremamente precisa e ricos para dar à comunidade cristã um programa rico e concentrado de catequese, que se expressa principalmente na homilia aos domingos e dias de semana, e que é novamente prorrogada e complementar a celebração de uma semana "estacional". Quaresma é também o "catecumenato" é a expressão mais intensa e típica, com os ritos da "eleição", com "cédulas", a "extradição" e à proclamação das páginas muito sobre a iniciação dos sacramentos.
"Toda a iniciação cristã tem um caráter pascal, desde a primeira participação sacramental na morte e ressurreição de Cristo. Para esta Quaresma tem de chegar a toda a sua força como um tempo de purificação e iluminação, especialmente através da "eleições" e "entrega'...".[ 3] O rito de palavras catecumenal "Efatá" Open "(Mc 7, 34b) para toda a Igreja invoca a graça de ouvir que inspira nos corações dos fiéis, a invocação do profeta bíblico Samuel:" Fala, Senhor, por que o teu servo escuta "(1 Samuel, 3, 9) e fundou a esperança de que, como o antigo profeta, mesmo para nós a Palavra de Deus para alcançar a plena aceitação e fertilidade: "Samuel não deixá-lo ir para esvaziar uma de suas palavras" (1 Sm 3, 19).
2. A Cruz :A Quaresma é um tempo de discipulado na Via Sacra, carregar a nossa cruz para Ele, com Ele e Nele. No caminho, "decidiu" Cristo à Cidade Santa, há uma orientação consciente e firme na cruz, no deserto, após a dura batalha contra o Maligno, organizado pelo coração do Pai.
Na verdade, "aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, ele se tornou fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem" (Hb 5, 9). Mais uma vez: "Se o grão de trigo que cai na terra e morre, fica ele só; se morrer, dá muito fruto" (Jo 12, 24).
Mesmo os discípulos, menos distraído pelo fervor do Senhor do público e mais íntima com Ele, agora recebe a proclamação da Paixão: "Eis que vamos para Jerusalém, e tudo o que foi escrito pelos profetas acerca do Filho do Homem será realizado. Ele será entregue aos gentios, escarnecido, insultado, cuspido, e depois de flagelá-lo, matá-lo e no terceiro dia ressuscita. " Mas eles não entenderam nada do presente, este ditado foi escondido deles e não entendia o que tinha dito "(Lc 18, 31-34). A incompreensão dos Apóstolos e, especialmente, a reação de Pedro (Mc 8, 32-33) é a insuficiência da tentação que o Senhor já enfrentou e venceu no deserto. A mesma glória, a transfiguração não é esperado que um incentivo "para preparar seus discípulos para suportar o escândalo da cruz." [4]
Assim, a Igreja, neste tempo sagrado, refletir sobre as antigas profecias da Paixão do Senhor e, em especial aqueles que se proclamam a Cristo nos dá na contemplação do Evangelho, que atinge seu ponto culminante na proclamação da Paixão do Senhor. " A Igreja recordando as palavras do Divino Mestre: "Quem não carrega a sua cruz não pode ser meu discípulo" (Lc 14, 27) segue-o, na Via Dolorosa, porque: Se morremos com Ele, também viveremos com Ele; se perseverarmos com Ele, também reinaremos com Ele "(2 Tm 2, 11). "Deposto tudo isso é um fardo e pecado que nos cercam, corramos com perseverança a carreira que está diante de nós, mantendo nossos olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé" (Hb 12, 1-B).
"Jesus para santificar o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. Então nós saímos, mesmo nos ir com ele, trazendo a sua vergonha, porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura "(Hb 13, 12-13). Como no deserto o povo escolhido, ferida de morte por cobras venenosas, olhando para a serpente de bronze erguida na haste através do acampamento, com vista a obter a cura de Cristo, "maldito por nós" (Dt 21, 23, 3 Gal , 13), para o povo cristão, ferida pelo pecado, ele olhou para Cristo crucificado "no deserto da Quaresma, começa a vida ea salvação eterna. De fato: "A cruz de Cristo é a nossa glória salvação e ressurreição." [5] e "Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna" (Jo 3, 14).
“A cruz, assim, domina o conjunto no tempo litúrgico da Quaresma, nós recebemos uma homenagem diária de fé, antes do “povo peregrino procissões penitenciais eo itinerário do” Caminho da Cruz “. Finalmente, como uma bandeira da vitória, é feita na sexta-feira santa adoração dos fiéis a beijar, que reconhecem que salvo pelo sangue de Cristo. "Você sabe que à custa de coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fostes resgatados da vã maneira de viver herdado de seus pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito ou mácula" (1 Pd 1 18-19).
3. Penitência: Quaresma é um tempo de reconciliação com Deus, através da conversão do coração, a confissão de seus pecados e da penitência. A liturgia da quarta feira de cinzas nos chama para a reconciliação com as palavras: "Nós vos em nome de Cristo, se reconciliar com Deus" ... "Ele disse:" Quando eu te ouvi e no dia da salvação eu o ajudei. Agora é a hora, agora é o dia da salvação "(2 Cor 5, 20. 6, 2).
O Senhor ungiu com a instituição do penitencial de quarenta dias de jejum e superar as armadilhas do tentador antigo nos ensinou a dominar as tentações do pecado "[6] com as armas da oração, penitência e jejum. Ele em toda sua vida não tinha onde reclinar a cabeça "O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça" (Mt 8, 20). Em sua viagem a Jerusalém teve de aceitar o abandono da multidão que protestou: "Este é um duro, que pode aceitá-la?" (Jo 6, 60). As faltas de compreensão de seus discípulos aproximaram-se do ponto de que Jesus tinha de procurar o seu "você também vai embora?" (Jo 6, 60). Para se manter fiel à vontade do Pai para a nossa redenção e aceito traição de Jesus, humilhação para os sofrimentos da Paixão e Morte na Cruz. "Toda a vida de Cristo foi cruz e martírio, e você procura para descansar mesmo e alegria?" [7].
Mesmo aos discípulos do Senhor, recomenda: "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e amplo o caminho que conduz para a perdição" (Mt 7, 13) e, novamente, "a menos que vos arrependerdes, todos perecereis" (Lc 13: 3) . O "grito" do Senhor à conversão e à penitência assume um drama, quando, à vista de Jerusalém, chorai por ele, exclamando: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados, quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas e não quiseste! Eis a sua casa fica vazia! (Lc 13, 34-35). Finalmente, depois de ter feito tudo o que era necessário para nossa salvação através de seu "sofrimento vicário", sua voz morrer na cruz, reza: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem" (Lc 23, 34) penitentes oferta todas as idades a absolvição dos seus pecados.
“À luz do mistério tão grande, a Igreja, impondo o símbolo austera de cinzas sobre as cabeças dos fiéis, convida-o a reconhecer os nossos pecados e ser convertido: “Tu és pó, e - por causa do pecado - ao pó voltarás”, então se você quiser tenham vida “, convertido e crede no Evangelho". [8]
Assim, os ecos mãe Igreja as palavras do Senhor e leva seus filhos para embarcar em uma jornada de penitência e de luta espiritual do ascetismo a abandonar o pecado e viver "na liberdade dos filhos de Deus" porque "se você não receberá a coroa que não lutou em conformidade com as regras " (2 Timóteo 2, 5). “A Quaresma é, por assim dizer, o caminho de volta do “filho pródigo” à casa de seu pai, um caminho que expressa todos os elementos essenciais para a celebração do sacramento da reconciliação: - Exame de consciência “, ele voltou a si ..." - A contrição: "Eu me levantarei e irei a meu pai ..." - Arrependimento ", ele se levantou e foi para seu pai ..." - Confissão: "Pai, pequei contra o céu e contra ti ..." - Absolvição: "Logo Tragam o melhor vestido ..." (Lc 15, 11-32) (www.zenit.org) .
"Recomenda-se aos fiéis a participação mais intensa e frutuosa na liturgia penitencial e a Quaresma. Eles são recomendados especialmente neste momento de abordar o Sacramento da Penitência, de acordo com a lei e as tradições da Igreja, a participar com o coração purificado para os mistérios da Páscoa. "[9] O compromisso penitencial da Igreja, bem como descritas no Lecionário Ano C animada e em muitos textos bíblicos, patrísticos e euchological da Missa e Ofício Divino, é expressa nas celebrações concreto: o rito da imposição das cinzas, no Missa penitencial neste momento assume uma especial importância em qualquer procissões penitenciais na quarta-feira da Quaresma. Atingiu seu auge na celebração penitencial solene no final da Quaresma, e resume o penitencial, prepara a celebração sacramental da reconciliação. “É apropriado para o tempo da Quaresma é celebrado, tanto para crentes individuais em toda a comunidade cristã, com uma celebração penitencial para se preparar para uma participação mais intensa no mistério pascal.” [10] (www.zenit.org)
A Igreja repetidamente gritar em voz alta para si mesma: "Jerusalém, Jerusalém, convertida ao Senhor teu Deus." Que esta conversão é genuína e colocar em nossos lábios as palavras de arrependimento que veio da boca do ladrão arrependido: "Lembre de mim, Senhor, quando entrares no teu reino" (Lc 23, 42) e os nossos corações derreterem encontrados na alegria do perdão e dizer com Pedro: "Senhor, Tu sabes tudo, tu sabes que te amo" (Jo 21, 17) (www.zinit.org) .
Queridos irmãos e irmãs, caminhemos para a Páscoa do Senhor, vivendo bem a quaresma, despojando do homem velho decaído pelo pecado e falhas, mas que quer ser o homem novo restaurado na graça de Deus. Que cada gesto nos leve a plena conversão e mudança de vida e que haja mais amor, partilha, compreensão e perdão. Que a Igreja seja ornada com uma nova primavera de pessoas que buscam a santidade e vivem em conformidade à Palavra de Deus que gera vida no banquete que todos tem vez e lugar. Amém


1) Os quarenta dias do dilúvio (Gênesis 7, 12), o Moisés passou 40 dias no Monte Sinai (Êxodo 34, 27-28); tempo o quadragésimo aniversário do povo escolhido no deserto (Num 14, 33),; os quarenta dias de conversão de Nínive (qui 3, 4) ...
2) Não Paschalis sollemnitatis 6.
3) Paschalis sollemnitatis n. 7.
4) a RM, Prefácio da festa da Transfiguração.
5) Triveneta Litúrgica da Comissão, o Livro de Oração para as dioceses da região Triveneto, Torino, ed. PMA, de 1977, não 306.
6) MRI, o primeiro domingo da Quaresma., Prefácio.
7) a adoração eucarística, orações e celebrações da Palavra durante todo o ano litúrgico, editado por P. Casa de Fausto, colar "Liturgia da Palavra", n. 7, Padova, ed. Messenger, 1978, p. 127.

8 RM), Mercola. Ash, A Sagração da imposição das cinzas, anamnese, vol. VI, p. 160.
9) Não Paschalis sollemnitatis 15.
10) Paschalis sollemnitatis n. 37.
Nota: fonte www.zenitit.org traduzido do italiano para o português

Bacharel em teologia José Benedito Schumann Cunha 07-03-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.