A Igreja deve ser um sinal alegre e feliz na missão de evangelizar. Nós somos testemunhas vivas de Jesus Cristo Ressuscitado que está no meio de nós. A comunidade é o lugar ideal para sermos coerentes na fé, na disponibilidade do serviço aos irmãos. Cada cristão deve configurar a sua vida Nele que é a razão do nosso viver. O mundo precisa saber que Jesus é o Senhor e está na Historia humana. Os que não conhecem devem ver no nosso agir que somos pessoas que crêem em alguém e não uma pessoa da historia qualquer. Jesus é Deus encarnado e veio fazer morada em nós, pois é na eucaristia que comungamos e na escuta da Palavra que penetra todo nosso ser.

O Papa Bento XVI salienta que os adultos devem servir de exemplo e apoio aos jovens O Papa Bento XVI enfatizou, em mensagem enviada à XIV Assembléia Nacional da Ação Católica Italiana, como os leigos podem ser pontos de referência e ajudar os jovens e adolescentes a crescerem na fé. Os jovens e adolescentes, disse o Papa, “têm diante de si o exemplo de homens e mulheres contentes com sua fé, que querem acompanhar as novas gerações com amor, sabedoria e oração”. Para o pontífice os adultos podem ajudar os jovens e adolescentes a enfrentar os problemas e dilemas do cotidiano como a defesa da vida, sofrimentos por separações e abandono, a solidariedade diante das desgraças e a ajuda aos pobres e refugiados (www.cancaonova.com) .

O Santo Padre ressalta aos jovens que ter um padre como assistente pode ajudá-los na busca pela santidade. “Nas dioceses sois chamados a colaborar com vossos bispos, de modo constante, fiéis e diretos, com a vida e missão da Igreja”, disse o Papa na mensagem publicada nesta segunda-feira, 9, no Boletim da Santa Sé. Para ajudar na educação das novas gerações, Bento XVI explica que todos devem estar comprometidos com um projeto de vida cristã fundada no Evangelho e no magistério da Igreja, “colocando no centro uma visão integral da pessoa” (www.cancaonova.com) .

Os leigos que vivem uma profunda vida evangélica no seu cotidiano se dedicam ao Reino de Deus, por meio de orações pessoais e coletivas, da escuta da Palavra de Deus e na vivência dos Sacramentos, explica o Papa. “A formação no empenho cultural e político representa de qualquer forma para vocês uma tarefa importante que requer um pensamento moldado pelo Evangelho, capaz de argumentar idéias e propostas validas para os leigos”, destacou o pontífice. Por fim, o Papa pediu que os leigos sejam generosos, acolhedores, solidários e, sobretudo, comunicadores da Fé. “Hoje os leigos cristãos são chamados a oferecer com convicção a beleza da cultura e as razões da fé”, enfatizou Bento XVI. A XIV Assembléia Nacional da Ação Católica Italiana esteve reunida neste domingo 8, em Roma debatendo o tema “Viver a fé, amar a vida. O empenho educativo da Ação Católica” (www.cancaonova.com) .

Assim, com as palavras oportunas do nosso Papa Bento XVI podemos tornar cada vez mais responsáveis para que os jovens e adolescentes encontrem em Cristo e na comunidade cristã , alegria de serem fieis a Deus e darem razão a sua fé. Para isso é importante que haja comprometimento dos ministros ordenados e de todos que são responsáveis na transmissão da fé que vem da catequese, da liturgia bem celebrada e do testemunho de cada cristão. A luz vem de Deus e nós ajudamos a iluminar as pessoas com as nossas vidas. Amém

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 09-05-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.