Queridos irmãos e irmãs em Cristo no amor de Maria e no testemunho dos Santos

A liturgia nos faz participantes do mistério da Páscoa do Senhor. Jesus Cristo está vivo e caminha conosco dando força, paz e vontade de sermos sempre coerentes na missão que o Batismo nos infundiu.
No livro dos atos dos apóstolos, vemos os apóstolos no Sinédrio por causa da missão de anunciar Jesus e testemunhá-Lo que Ele está vivo e quer a salvação de todos. O poder dá época tinha medo deles, mas Gamaliel sem querer profetiza: O que está acontecendo agora com eles e se a causa de Cristo for obra humana desaparecerá, mas ser for de Deus, então ele alertou os que tinham poder, a nossa luta será contra o Deus vivo. Então, mandou açoitar os apóstolos e em seguida libertá-los, mas eles saíram contentes porque se sentiram que foram provados em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (cf. At 5, 34-42).
Quando Jesus está presente ninguém precisa ficar com medo, pois Ele é que acalma o mar, tranqüiliza os apóstolos e nos dá o pão que mata a fome.
Os apóstolos vendo a multidão tiveram medo da fome que eles poderiam já estar sentindo. Mas Jesus sabia o que ia fazer, mas quis testar Felipe e a todos nós. Assim, vós mesmo podeis dar o pão para eles. A sociedade capitalista muitas vezes não vê saídas para matar a fome do povo faminto e nem sabe fazer a partilha, mas o Cristo nos ensinou que com a participação dos apóstolos, do jovem menino que tinha pães e peixes e a nossa, podemos fazer o “milagre” da multiplicação dos pães. (cf. Jo 6, 5-6). . Se ficarmos no pessimismo e no comodismo, nós acovardamos e não fazemos nada para melhorar a situação dos nossos irmãos que passam necessidade material e espiritual. Participar da páscoa é reconhecer Jesus na partilha, na solidariedade e na justiça para todos. Ninguém tem o direito de excluir os nossos irmãos, pois eles têm direito a vida em abundancia. Devemos confiar em Jesus e sentir pertença ao grupo que é a comunidade cristã.
O evangelho nos dá a esperança, mesmo quando Jesus pergunta a Filipe onde podia comprar pão para todos, na realidade «disse isso para testar Filipe, pois ele sabia muito bem o que ia fazer» O Senhor espera que confiemos Nele em todos os momentos.
O Senhor, para fazer o milagre, quer a dedicação dos Apóstolos e a generosidade do jovem que entrega alguns pães e peixes. Jesus aumenta nossa fé, obediência e audácia, embora não vejamos logo o fruto do nosso trabalho pastoral, social ou comunitário, da mesma forma como o trabalhador rural não vê brotar de imediato a planta logo depois da semeadura, pois é preciso esperar o tempo certo
«Fé, portanto, sem permitir que o desalento nos desanime; sem que paremos em cálculos meramente humanos. Para superar os obstáculos, há que se começar trabalhando, empenhando-nos inteiramente na tarefa, de modo que o nosso próprio esforço nos leve a abrir novos caminhos» (São Josemaria Escrivá), que aparecerão de forma insuspeita, pois a obra é sempre de Cristo..
Na há momento ideal para fazer a nossa parte para melhor o mundo, mas devemos fazê-la o quanto antes! Pois, Jesus nos espera para fazer o milagre da partilha aos que mais necessitam.
O beato João Paulo II já nos disse: «As dificuldades que o panorama mundial apresenta neste começo do novo milênio nos induzem a pensar que só uma intervenção do alto pode fazer-nos esperar um futuro menos obscuro».
Assim, queridos irmãos e irmãs, nos momento dificieis da nossa vida e de violências no mundo que nos rodeiam que parecem para nós que tudo está perdido, nesta hora é que devemos recorrer a intercessão de Maria, orando o seu rosario, ouvir atentamente a Palavra de Deus, participar da comunidade e da eucaristia que nos fortalecem na luta contra o mal para imperar o Bem. Amém

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 06-05-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.