A liturgia nos proporciona a viver o mistério do Cristo vivo e ressuscitado que está no meio de nós. Cabe a cada um de nós reconhecê-LO através da vida de comunidade, da partilha, do amor e da justiça.



No livro dos Atos dos apóstolos vemos a COMUNIDADE CRISTÃ transformada pelo Espírito Santo. O medo fazia os apóstolos ficarem no cenáculo que dá segurança a eles, mas a força do Espírito Santo os impele para a missão corajosa de anuncia Cristo Vivo, dando testemunho Dele a todos e em todos os lugares como Jerusalém e todo confins da terra. O apostolo Pedro prega o anuncio com temor de Deus, isto é o Kerigma e assim ele retrata a pessoa e missão de Jesus no mundo, como nosso salvador (cf. At 2,14.22-33).


Na primeira carta de Pedro nos exorta todos que crêem em Cristo a ser fiel a Ele na fé, mesmo diante dos sofrimentos e obstáculos no tempo presente ou futuro, pois quem nos fortalece é Cristo que deu a vida por todos nós, resgatando-nos do pecado. Hoje mais do que nunca, não podemos peder a esperança diante das adversidades do mundo, mas ficarmos firmes na comunidade cristã e viver na fidelidade em Jesus Cristo. (cf. 1Pd 1,17-21)


No Evangelho de Lucas vemos Jesus o Peregrino do Pai encontrando com os discipulos de Emaus, que estavam indo embora de Jerusalém, desanimados e sem coragem. Jesus aproxima deles como um amigo de todas as horas e os anima numa conversa franca e ponderando-os na verdadeira missão Dele como enviado do Pai para salvar a humanidade toda e de todos os tempos., Jesus mostra como reconhecer a sua presença que é estar em comunhão com Deus na comunidade, na escuta da Palavra e no partir do pão. È na vivencia cristã que encontramos força para lutar contra o mal e a injustiça do mundo.

A eucaristia nos habilita para sermos fortes no combate e vitorioso na presença do ressuscitado e na força da comunidade que se reúne ao redor da Mesa da Palavra e da Eucaristia (Lc 24,13-35).

Assim, queridos irmãos e irmãs que caminham na presença do Ressuscitado, podemos seguir seguros, na certeza, que a graça de Deus nos abraça com a força do Espírito Santo que renova todas as coisas para o nosso bem e de toda a humanidade.

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 03-05-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.