Jesus vai para o céu depois de cumprir a sua missão e nos deixa um mandato para continuar a sua missão através do nosso serviço aos nossos irmãos e irmãs. A festa da ascensão do Senhor nos mostra que o trabalho de Jesus de salvar a humanidade chega ao seu final e começa o nosso.
No livro dos Atos dos apóstolos vemos a despedida de Jesus em Jerusalém, onde tudo terminou com sua morte e ressurreição, fala da vinda Espírito Santo e o testemunho dos que estiveram com Jesus. Os discipulos vão propagar o evangelho até os confins da terra. Nós hoje somos esses que vão dar testemunho de Cristo no mundo que muitas vezes é hostil a palavra de Deus, negando vida a todos. (cf. At 1,1-11)
Na carta de São Paulo aos Efésios temos a interpretação de Paulo que Ascensão como sendo a glorificação de Cristo e o anuncio do retorno de toda humanidade a Deus. Jesus precisa ir para que o caminho fique aberto para o céu, lá tem muitas moradas que vão ser preparadas por Ele para nós.
Jesus, Senhor da vida sempre estará nos ajudando, nos dando a força e nos levantando das quedas (cf. Ef 1,17-23). A humanidade precisa sair do egoísmo, ser mais solidários aos que mais precisam. Devemos melhor as condições de vida não com migalhas, mas com salários mais dignos, moradias e educação que promovam a pessoa por inteiro.
O Evangelho de Mateus narra a Aparição Pascal de Jesus na GALILÉIA, onde tudo começou. Jesus tem o poder que vem de Deus Pai como ele mesmo diz: "Todo PODER me foi dado... e ainda nos dá um mandato para evangelizar a todos. Embora estamos na Igreja de Cristo que tem normas e ritos pois ela está no mundo institucionalizado, mas deverá sempre agir na mansidão, no amor e na misericórdia, cuidando de todas as ovelhas, principalmente as mais indefesas que são os pobres, os doentes que estão fora do sistema de saúde e outros que estão marginalizados. Jesus nos dá a missão dizendo: “ide e fazei discípulos meus todos os povos”; e ainda faz um promessa que está conosco: "estarei convosco até o fim dos tempos..." (cf.Mt 28,16-20).
Somos a Igreja missionária por vocação. Cada cristão deve ser continuação da missão de Jesus e levar a sua proposta de salvação e libertação para todos. Jesus deixou a Igreja para que seja a sua voz. No passado foram os seus apóstolos e hoje ela está nas mãos do nosso papa Bento XVI e de seus sucessores. Para crê em Jesus é preciso de ensino e aceitar a proposta e pedir o Batismo. Com ele nós aderimos a Jesus e a sua Igreja e vamos ser selado por Cristo para sempre.
Devemos abrir o nosso coração a Deus e despojar do homem velho acostumado com as mesmices e pecado para surgir o homem novo que vem da ação da graça santificante de Cristo. Nós precisamos aprender que quando estamos com Cristo a nossa vida toma outro rumo, tornamos mais alegres e capazes de sermos melhores para que o mundo seja melhor na comunhão com Deus que estará conosco sempre. Jesus vai e nos mandará o Espírito Santo que renova todas as coisas, nos dá força pra testemunhar com nossa vida mesmo diante do martírio em nome de Jesus Cristo. Amém!

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 05.06.2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.