A liturgia nos faz estar em comunhão com Deus Trino que caminha no meio de nós, dando força diante de tantas injustiças e problemas no mundo. Na comunidade experimentamos o amor de Deus. Ele é sabedoria infinita e nos quer que estejamos em comunhão com Ele sempre.
Celebramos a Festa da Santíssima Trindade de um Deus em três pessoas distintas que quer estar conosco e nós não devemos procurar decifrar Deus, mas apenas estar com Ele sempre na oração, nas obras de caridade, na paz, na justiça e na fraternidade com todos. Não podemos ter uma ideia de Deus, pois podemos praticar erro e viver a idolatria que é adorar um deus que não seja o Deus verdadeiro.
O nosso Deus é trinitário, é amor, é família, é uma comunidade e nós que fomos criados por Ele devemos estar em comunhão no amor e na alegria Dele. O mistério de Deus ´não é para ser compreendido, mas contemplado na experiência comunitária com os outros irmãos. Deus se fez presente em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador no nosso mundo.
No livro do Êxodo mostra um Deus compassivo e misericordioso. Que se revela no Monte do Sinai, lugar da teofania, através da nuvem onde Ele se escondeu para demonstrar o seu amor, seu zelo e carinho por nós. Deus ama e perdoa os erros das pessoas que pecam contra Ele e contra os seus. Deus ouve o clamor de um povo que sofre e atende Moisés que suplica pelo povo que afastou Dele e da Aliança. É um Deus paciente e amoroso que nos perdoa e caminha na nossa História humana. Assim Deus mais uma vez renova aliança com Israel, a nação escolhida por Ele por predileção. (cf. Ex 34,4b-6;8-9). O povo antigo não tinha o conhecimento pleno do Mistério da Trindade, mas já concebia um Deus uno, uma espiritualidade em Deus, sua onipotência e misericórdia.
São Paulo na sua segunda carta aos corintios mostra um Deus próximo, um Deus "conosco". O apostolo saúda a comunidade na trindade santa e é como nós já fazemos nas nossas missas e celebrações como ele diz: “A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco". (cf. 2Cor 13,11-13) Essa saudação é atribuída a cada pessoa da santíssima trindade a sua função na historia da salvação da humanidade, mas é um só Deus que opera maravilhas em todos. Assim, Deus Pai nos criou e deu a iniciativa da ação da salvação feita por Cristo pela sua fidelidade a proposta Dele no Espírito Santo que santifica e dá força a todos. Nós recebemos a efusão da trindade no Batismo e nos faz filhos adotivos de Deus Pai no Filho de Deus na força do Espírito Santo, embora toda ação salvadora seja comum na Trindade Santa:
O Evangelho de São João nos mostra um Deus que salva. Deus é aberto a todos no amor e na alteridade. Ele foi revelado no seu Filho e nós conhecemos o Pai pelo Filho no Espírito Santo. Deus não manda Jesus para condenar o mundo e destruir o homem, a sua criatura preferida, mas para salvá-lo. O julgamento de Jesus se faz no amor sem distinção de pessoas e posses delas. Se quisermos a salvação de Deus devemos aderir a proposta de Jesus que é ser irmão um do outro, ser solidários aos pobres e desvalidos e mais do que nunca ser presente nas diversas situações em que nós nos encontramos para testemunhar que Jesus é Senhor e salvador do mundo. Não é querer lugares de destaque e nem privilégios na comunidade, na Igreja, na sociedade e na família, mas ser pessoa de serviço desinteressado que leva a justiça do Reino a todos.(Jo 3,16-18). Deus não é um ser solitário e mudo, fechado num eterno silêncio, mas por ser trino é amor e alteridade que está presente na nossa caminhada de fé.
O mistério da Trindade é revelado e nós O vemos e O contemplamos através da sua ação no mundo e assim nós entramos na intimidade com Ele na oração e na convivência com nossos irmãos de caminhada. Sabemos que somos iluminados por Deus na medida em que deixamos Ele entrar em nossa vida através da oração, da caridade e na participação da eucaristia. Somos novos e restaurados na trindade e que possamos ser essa luz que leva muitas outras pessoas a participarem do Reino onde tem vida em abundancia para todos. Amém

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 17-06-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.